Trabalhos

Trabalhos dos estudantes analisados na tese de doutorado

Apresenta-se os trabalhos dos estudantes. Representa um porta-folhagem de poesias, músicas, recortes, colagens, ensaios, artigos, palavras soltas, palavras analisadas, projetos, de fotonovelas, clips, maquetes, e de representações diversas. Uma coleção de folhagens guardadas, que representariam um passado presente, memória do vivido, – folhagens, costuras, bololôs de sentidos e significados – expressões estudantis impressas em diversos trabalhos, exigindo cuidadoso planejamento para escolha do que postar nas pastas-fólios que fosse capaz de provar as competências e/ou habilidades indicadas no início do curso e as conquistas humanas adquiridas na/pela experiência do curso.
1. Fonovela - Tempo de despertar (consulte trabalho completo na tese)
A fotonovela é um trabalho realizado por um grupo de estudantes do curso de biologia da Universidade Federal de Minas Gerais – a fotonovela tempo de despertar. Como resultado apresenta-se uma produção, feita em CD-ROM, power point, um rico processo de composição lúdica sobre a profissão do professor do Ensino Superior. Desvela-se um trabalho capaz de possibilitar a comunicação entre professor e estudante, estudantes e estudantes, comunidade acadêmica etc., ao mesmo tempo em que atuou como regulação do processo educativo e como instrumento de avaliação eficiente, propiciando uma análise contínua dos progressos individuais e coletivos, num processo de registro irreverente, criativo, desafiador e diversificado.


2. Portfotos ( Portfólio fotográfico)

Portfotos são os projetos de trabalhos que tiveram na fotografia sua principal orientação – produzidas e/ou tratadas pelos atores em que situações pedagógicas são colocadas em evidência, sendo os estudantes sujeitos do processo pedagógico, e os registros acadêmicos, que eles produzem, explicitam um produto (re-) significado de suas ações. O que tem-se então? Sujeito e objeto em sintonia compondo conhecimentos de natureza diversificada. Com projeto portfólio fotográfico – portofotos – acontece um magnífico processo de reconstrução das cenas das aulas de didática. Ao longo do texto discorre-se reflexivamente sobre a fotografia como registro reflexivo da prática pedagógica – por intermédio do tratamento dado a elas pelos estudantes numa interlocução e apropriação da pedagogia dos projetos, da elaboração de seus portfólios que culminaram na revelação de uma pedagogia do encantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio