MINICURSO:
O
CORPO BRINCANTE, AS BRINCADEIRAS, AS
HISTÓRIAS INFANTIS E O USO DO PORTFÓLIO COMO PROCESSO AVALIATIVO
Dra.
Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
EMENTA
Esta
oficina pretende trabalhar as práticas
pedagógicas numa troca interativa e
construtiva com grupo de professores/as visando qualificar os participantes
para desenvolvimento de construção dos brinquedos, das brincadeiras, histórias
infantis e registro da experiência vivida por meio uso de portfólios de aprendizagem na sala de aula. Em um segundo
momento das atividades objetiva-se produzir
um portfólio brincante partindo das orientações gestadas na 1ª parte da
oficina.
Tópico
1 (manhã):
Reflexões sobre os mais variados tipos
de brincadeiras, jogos de expressão corporal e histórias cantadas típicas da
cultura brasileira, além das vivências e conversas sobre a importância da
consciência lúdica como fonte para os diferentes tipos de conhecimento.
Tópico
1( tarde):
Transformando as brincadeiras e histórias em registros reflexivos e
criativo por meio do uso do portfólio de aprendizagem no processo educativo. 2. O
uso das múltiplas linguagens, dos diferentes tempos e espaços, e da
autoavaliação para produção de aprendizagens
significativas.
OBJETIVO
Geral:
Sobre as brincadeiras, histórias
infantis e jogos:
Abordar
a recreação, os jogos, as brincadeiras e as histórias infantis numa perspectiva
sociocultural com base em três pontos centrais:
- uma experiência plural
significativa;
- uma experiência coletiva;
- um exercício da autonomia
A brincadeira do balão
Rosicleia explicando como se faz um portfólio de aprendizagem
Rosicleia contando a história do menino que não sabia o nome
Rosicleia contando a história do "Vento Norte"
Rosicleia fazendo a brincadeira da dança da cadeira inclusiva
Rosicleia cantando Uá tá tá
Rosicleia brincando de "Amigos de Jó"
BIBLIOGRAFIA
AMBRÓSIO,
Márcia. O uso do portfólio no ensino superior. Petrópolis: Vozes, 2013
Kishimoto,
Tizuko Morchida. O Brinquedo como uma construção
histórica. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3932/UAB>
Acesso em: 12/03/2012
WAJSKOP. Gisela. O Brincar na Educação
Infantil. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/o_brincar_na_educacao_infantil.pdf>
Acesso em 12/042012
VIEIRA. Terezinha. As linguagens e a
construção do conhecimento. Disponível em:
<http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=32485&tipo=ob&cp=003366&cb=&n1=&n2=Biblioteca
Virtual&n3=Temas Educacionais&n4=&b=s> Acesso em 12/02/2012
ALVES, Vânia de Fátima Noronha. Os Jogos e as brincadeiras. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/brincadeiras_com_fenomeno_sociocultural.pdf
> Acesso em 12/01/2012
_________. O Significado do Jogo. Disponível em: Acesso em 21/04/2012.
Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/O_significado_de_jogo.pdf>
Acesso em 21/04/2012
_________ . O corpo e a brincadeira.
Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/o_corpo_e_a_brincadeia.pdf>
Acesso em 12/02/2012
CIA,
Fernanda Priscila . Oficina de Portinari.Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3929/Oficina_de_portinari.pdf> Acesso em 12/03/2012
REZENDE, Márcia Ambrósio
Rodrigues. Educação física na Escola
Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW
notícias, Belo Horizonte, set/2010
Sobre a autora
Márcia Ambrósio é Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Colaborou na implantação da Escola Plural, atuando em diferentes setores da Secretaria Municipal de Educação (SMED/PBH). Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP). Seus temas de estudos, pesquisas e publicações acadêmicas são: os registros escolares, a avaliação, a autoavaliação, o portfólio/webfólio e a relação pedagógica em sala de aula e em ambientes virtuais.
Márcia Ambrósio é Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência docente nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Colaborou na implantação da Escola Plural, atuando em diferentes setores da Secretaria Municipal de Educação (SMED/PBH). Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Educação Aberta e a Distância, da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP). Seus temas de estudos, pesquisas e publicações acadêmicas são: os registros escolares, a avaliação, a autoavaliação, o portfólio/webfólio e a relação pedagógica em sala de aula e em ambientes virtuais.
05 de abril de 2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio