O lançamento do livro na Igreja Nossa Senhora do Amparo (Chalé/MG)

De Chalé...
Para Belo Horizonte...
A escrita da tese...
O lançamento do livro "O uso do portfólio no ensino superior"


Uma história que começa nos movimentos religiosos desde a infância...


[...] Na adolescência, vivi a esperança de poder mudar o mundo. Em meio ao trabalho como catequista, primeiro com crianças, depois com adolescentes, jovens e adultos, já empunhava uma luta conscientizadora/libertadora por meio da religião – usando como fontes teóricas e práticas a teologia da libertação de Leonardo Boff [...].(REZENDE, 2010, p.70)
[...] Foi por meio do envolvimento no movimento com a pastoral da juventude que obtive uma motivação necessária para aprender a tocar violão. Com o aprendizado das notas musicais principais em pouco mais de um mês de aula, já havia me transformado em uma grande animadora de encontros de adolescentes/jovens, de festas religiosas, missas e nas reuniões das Comunidades Eclesiais de Bases - CEBs. Os debates e os fóruns religiosos me inspiraram tanto que cheguei a compor algumas músicas. Uma delas intitulada Terra de Deus, terra de irmãos[2]  foi vencedora de um festival de música sacra que realizamos. Em rituais de comunhão e solidariedade éramos capazes de fazer aflorar a fartura, a bem-aventurança, a essência da vida (nos reuníamos em mutirões para ajudar uns aos outros em suas necessidades). Em grupo sonhávamos viver num país mais harmônico, cuja ecologia fosse a fonte da manutenção da harmonia entre os homens. Entre a adolescência e a juventude vivida, me desenvolvi lendo Leonardo Boff, Frei Betto, seguindo as orientações da terceira Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano realizada em Puebla de los Angeles, no México, em 1979, que tinha como princípios evangelizar por meio de pastorais e das CEBs. Os objetivos principais desse trabalho eram reconhecer uma sociedade em transformação, evangelizar tendo a opção pelos pobres, para libertação, comunhão e participação do homem em sua vida social, visando a construção de uma sociedade fraterna (PUEBLA, 1979). Experienciando ações libertadoras, via um mundo de possibilidades, em que a igreja focasse, em suas pregações e ações, os pobres e oprimidos, em que os partidos políticos de fato empunhassem em suas bandeiras a defesa das crianças, dos jovens e dos idosos deste País.  Não via a religião, nem a política, como fontes de disputas, de lutas entre si, mas defendendo o ideal, a utopia de ver o Brasil nascer de novo, crescer e viver de forma límpida e transparente como um rio em sua nascente. Naquele período da minha vida, mesmo que o País e o mundo atravessassem guerras civis e militares, não era possível fazer fenecer o brilho contido nos meus olhos – de ver e viver a paz, de que todos os homens descobrissem em si mesmos suas possibilidades humanas de libertação e de transformação social (REZENDE, 2010, p.70)

Das ações libertadoras como líder religiosa às estratégias da docente
 
Assim que conclui o magistério em 1985, fui contratada pelo Estado para dar aulas na zona rural, num distrito de Chalé, chamado Coco[3]. Transferi para minha prática docente ainda bem rudimentar as experiências adquiridas no trabalho como líder religiosa, supradescrito. Nesse sentido, em minha trajetória fui buscando, em diferentes teorias, principalmente em Paulo Freire, referenciais que evidenciassem as múltiplas possibilidades de intervenção na prática docente. Assim, entre Frei Betto e Leonardo Boff – nas leituras sobre a teologia da libertação – e Paulo Freire em sua construção de pedagogia libertadora, por meio da denúncia de uma prática social opressora que se revela também uma prática educativa domesticadora, comecei e atuar como docente[...]. (REZENDE, 2010, p.71)

Referência:

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. 2010. 278f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte.

Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/FAEC-87YPQC/1/tese_completa1.pdf>.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

 



 


[1] BOFF, Leonardo. Igreja, carisma e poder: ensaio sobre eglesiologia militante. 3.ed. Petrópolis. Vozes, 1982.
[2] “Terra de Deus, terra de irmãos” tema da campanha da fraternidade em 1986 - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
[3] Região localizada no Leste de Minas Gerais.

Um comentário:

  1. Márcia, seu sucesso me deixa muito feliz!
    Acompanhei de perto sua luta, logo que veio para BH...
    Competência foi sempre sua marca registrada.
    Deus lhe abençoe sempre!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio