Projeto de pesquisa

ESBOÇO PRELIMINAR DO PROJETO DE PESQUISA (MONOGRAFIA)

1. TEMA DO TRABALHO:
Procure elaborar uma frase que permita identificar sua área de estudos e/ou seu problema de investigação. Caso queira, você pode complementar o título com uma segunda frase (subtítulo) que delimite mais o que você pretende estudar.
2. QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS:
Enuncie os desafios do estudo, da investigação ou experiência proposta, na forma de perguntas a serem confirmadas ou características particulares que a diferenciam. A escolha depende do conteúdo de seu estudo.
3. JUSTIFICATIVA:
 Por meio de um texto, você deve buscar responder a pelo menos duas das questões propostas a seguir, além de outras perguntas que você julgar pertinentes:
Qual a importância deste estudo para sua atividade como docente?
Qual a importância deste estudo para os alunos ou para a escola?
Que situações-problema o estudo pode contribuir para solucionar?
Que modificações na sua prática docente, ou na escola este estudo pode produzir?
Que nova orientação ou prática educativa pode ser desenvolvida e por quê?
Qual é a relevância desse estudo?
4. OBJETIVOS:
Escreva o que você espera conseguir ao final desta pesquisa. Podem ser objetivos relacionados a novos conhecimentos, ações educativas ou experiências inovadoras. Lembrem-se, os objetivos propostos indicam quais os resultados esperados de seu trabalho. A forma mais usual de redação dos objetivos é a utilização do verbo no infinitivo. Por exemplo: construir estratégias diferenciadas de ensino de frações;  Elaborar plano seqüencial para a abordagem da violência na escola;  Avaliar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto pedagógico da escola, etc.
5. REFERENCIAL TEÓRICO:
Quais são os autores que discutem esse tema? Indique livros, artigos, que abordam a questão.
Existem monografias, dissertações ou teses que discutiram a temática de seu interesse?
6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
Você deverá indica se sua pesquisa será qualitativa ou quantitativa. Além disso, que modalidade ou tipo de pesquisa será adotado: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, pesquisa etnográfica, estudo de caso, etc. Pense também nas técnicas que serão utilizadas para a coleta de dados, por exemplo: observação em sala de aula, entrevista, questionário, análise de documentos da escola, etc.
7. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
A forma mais usual de cronograma de atividades é um quadro com a listagem de atividades acompanhada por sua distribuição no tempo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Toda vez que você citar, transcrever ou mencionar as idéias contidas em outro trabalho, não se esqueça de anotar a indicação bibliográfica da obra. Isto facilita a conclusão de seu trabalho. As referências bibliográficas utilizadas demonstram seu conhecimento sobre o assunto. Registre-as sempre segundo as normas da ABNT. (veja  texto em pdf publicado na página de orientações).
                                                                   Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

UFOP/CEAD

 

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Professora Márcia Ambrósio