Educação do Corpo e do Movimento

OBSERVAÇÃO DOS CORPOS DAS CRIANÇAS NA ESCOLA
 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:
 
A) Observe as crianças na chegada e saída de escola, ao longo das aulas e no recreio e analise seus corpos.
 
* Eles são negros, brancos, mulatos?
* Qual a textura e cor de seus cabelos?
* Quanto medem e quanto pesam? (se ao observar percebem que as crianças estão abaixo ou acima do peso etc).
* Como vestem?
* Que adornos usam?
* Como se comunicam com seus colegas?
* Como brincam?
* Que espaços utilizam?
* Como se movimentam?
* Como carregam o material escolar?
B) O que concluiu desta observação? (Questões para orientar suas reflexões):
* o que é um corpo educado?
* Que estratégias têm sido adotadas na escola que conformam diferentes maneiras de educação dos corpos das crianças?
* Como as crianças reagem a elas?
* Como as crianças ocupam os tempos e os espaços da escola para suas práticas corporais? Como a escola reage a elas?
C) Faça um texto reflexivo, usando como referencial teórico os dois textos da Professora Eustáquia Salvadora Sousa – Educação dos corpos na Escola e Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física.
D) Autoavaliação formativa da observação.
E) Formatação do texto (trabalho)
 
Você tem a liberdade de escolher o formato do seu texto.
Sugiro que o texto tenha no máximo duas páginas.
 
ORIENTAÇÃO DIDÁTICAS PARA REALIZAR SUA OBSERVAÇÃO
 
O que observar?
Como registrar?
1. FAÇA SUAS NOTAS DE CAMPO/DESCRITIVA
2. FAÇA SUAS NOTAS DE CAMPO/REFLEXIVA (Veja orientações no quadro abaixo)
 
1 - Roteiro para anotações escritas[1]

Data da observação­­­­­­: ________________________________
Pesquisadora/estudante: ____________________________
Número de estudantes observados:__________________

NOTAS DE CAMPO/DESCRITIVA
NOTAS PESSOAIS/REFLEXIVA
ü Descrição dos sujeitos
ü Reconstrução de diálogos
ü Descrição de locais
ü Descrição de eventos especiais
ü Descrição de atividade
ü Os comportamentos dos observados

ü Reflexões analíticas
ü Reflexões metodológicas
ü Dilemas éticos e conflitos
ü Esclarecimentos necessários

  • roteiro de observação não-estruturado (livre)



[1] Roteiro de observação sugerido pela Professora Jane Maland Candy, no curso de “Métodos Qualitativos na Avaliação Educacional em abril de 2001” (REZENDE, 2004/2010).
 
CONTEÚDO/BIBLIOGRAFIA
 
Unidade 1: Conteúdos
 
O corpo na sociedade globalizada
Corpo, indivíduo e sociedade: a formação de "estatuas pensantes"
Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação
O corpo digital como corpo duplo: a tecnologia purificando as formas
O corpo digital como corpo duplo: a tecnologia purificando as formas
Unidade 1 - Bibliografia
 
Acesso em 03.06.2011
NUNES PINTO, Rubia-Mar. Corpo, indivíduo e sociedade: a formação de “estátuas pensantes”. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica. Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 1)
REZENDE, Renata. O corpo digital como corpo duplo: a tecnologia purificando as formas
Disponível em: < http://www.moodle.ufop.br/file.php/3917/O_corpo_digital_como_corpo_duplo_-_tecnologia_purificando_as_formas.pdf > Acesso em: 07.08.2011
 
Unidade 2: Conteúdos
 
Pedagogia dos corpo e do gesto: instrumentos conceituais das escolarização do corpo
Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física
O corpo na escola (Salto para o futuro)
 
Unidade 2 - Bibliografia
 
SOUSA,E.S.; ALTMANN, H. Meninos e meninas: Expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3917/Meninas_e_meninos._implicacoes_na_Ed.Fis.escolar.pdf > Acesso em: 10.08.2011.
SOUSA, Eustáquia Salvadora de. Educação dos corpos na escola. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo 6 – v. 3 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23 a 50.
FONTANA, R. C. O Corpo aprendiz. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=29771&tipo=ob&cp=000000&cb= > Acesso em 12.08.2011
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010
NUNES PINTO, Rubia-Mar. PEDAGOGIAS DO CORPO E DO GESTO: OS INSTRUMENTOS CONCEITUAIS DA ESCOLARIZAÇÃO DO CORPO. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica. Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 2)
TIBIBA, L. O corpo na escola. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3917/o_corpo_na_escola.pdf> Acesso em 10.08.2011
 
Unidade 3: Conteúdos
 
Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão
As práticas corporais como linguagem
PCN de Educação Física
Proposições curriculares da Educação Física no 1o ciclo (PBH)
Proposições curriculares da Educação Física no 2o ciclo (PBH)
 
Unidade 3 - Bibliografia
 
VAGO, T.M. Educação física e a cultura escolar: notas de reflexão.
Disponível em: < http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_6.PDF> Acesso em 14.08.2011.
CENTRO VIRTUAL DO PROFESSOR.SEE/MG. As práticas corporais como linguagem. Disponível em:< <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/ed_%20fisica_ef/cap_praticas.htm> Acesso em 18.08.2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 1º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_1_ciclo.pdf > Acesso em: 20.08.2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 2º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: <<http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_2_ciclo.pdf> Acesso em: 20.08.2011
Bibliografia complementar
ARAÚJO, J. N. G. Os afetos e o fazer escolar. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31845&tipo=ob&cp=000000&cb=> Acesso em 15.08. 2011
________: Um Outro Olhar Sobre a (in)Disciplina. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31847&tipo=ob&cp=000000&cb= Acesso em 16.08.2011.
BRANDÃO, M. G. C. Educação Corporal voltada para a Qualidade de Vida. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo6 – v. 2 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23-48.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol1.html#1> Acesso em 18 de jul. 2010.
NUNES PINTO, Rubia-Mar. O papel dos professores na educação do corporalidade: elementos da prática pedagógica e indicadores de mudança. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica.
Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 3)
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. Anais do XV ENDIPE: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, 2010.
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Projeto “Eu Sou da Paz” Jornal HW notícias, Belo Horizonte, dez/2010
REZENDE. Márcia Ambrósio Rodrigues. Fotografando cenas docentes: um olhar de dentro e de fora. VIII SIMPOEDUFOP.ICHS. Departamento de Educação. MARIANA, MG, maio/2011
 
 

Roteiro de observação ou entrevista com um/a professor/a de Educação Física


Disciplina: Educação do Corpo e do Movimento/Cuso de Pedagogia/CEAD/UFOP

Professora: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

 

6ª AÇAO DE ATIVIDADE DO WEBFÓLIO

 
OBSERVAÇÃO DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA



(ENSINO FUNDAMENTAL)



OU ENTREVISTA COM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA (ENSINO FUNDAMENTAL)

Orientações na videoula (click no link abaixo)
 
 

A) Roteiro para orientar sua observação ou para condução de uma entrevista com professor/a de Educação Física:

 


1. Quais conteúdos da Educação Físicas são trabalhados na escola? ( Você deve responder com base nas observações que vem fazendo durante seu estágio curricular)

2. Como são trabalhados esses conteúdos da Educação Física?

3. Como a Educação Física vem participando da educação do corpo na escola?

4. Que possibilidades ela pode oferecer para a formação das crianças, que se expressa também na educação dos corpos?
 

B) Faça um texto reflexivo usando os seguintes referenciais teóricos (unidade 4):
 

Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão (prof. Tarcisio Mauro Vago)

  • As práticas corporais como linguagem (Centro de Referência Virtual do Professor)

Proposições Curriculares do Ensino Fundamental. 1º e 2º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte

o Parâmetros Curriculares de Educação Física

C) Autoavaliação formativa da observação e/ou da entrevista

D) Formatação do texto (trabalho)

* Você tem a liberdade de escolher o formato do seu texto.

* Sugiro que o texto tenha no máximo duas páginas.
 

CONTEÚDO

Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão

As práticas corporais como linguagem

PCN de Educação Física

Proposições curriculares da Educação Física no 1o ciclo (PBH)

Proposições curriculares da Educação Física no 2o ciclo (PBH)
 

BIBLIOGRAFIA

VAGO, T.M. Educação física e a cultura escolar: notas de reflexão.

Disponível em: < http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_6.PDF> Acesso em 14.08.2011.

CENTRO VIRTUAL DO PROFESSOR.SEE/MG. As práticas corporais como linguagem. Disponível em:< <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/ed_%20fisica_ef/cap_praticas.htm> Acesso em 18.08.2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 1º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_1_ciclo.pdf > Acesso em: 20.08.2011

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 2º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: <<http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_2_ciclo.pdf> Acesso em: 20.08.2011

Bibliografia complementar

ARAÚJO, J. N. G. Os afetos e o fazer escolar. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31845&tipo=ob&cp=000000&cb=> Acesso em 15.08. 2011

________: Um Outro Olhar Sobre a (in)Disciplina. Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31847&tipo=ob&cp=000000&cb= Acesso em 16.08.2011.

BRANDÃO, M. G. C. Educação Corporal voltada para a Qualidade de Vida. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo6 – v. 2 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23-48.

DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol1.html#1> Acesso em 18 de jul. 2010.

NUNES PINTO, Rubia-Mar. O papel dos professores na educação do corporalidade: elementos da prática pedagógica e indicadores de mudança. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica.

Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 3)

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. Anais do XV ENDIPE: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, 2010.

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010

REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Projeto “Eu Sou da Paz” Jornal HW notícias, Belo Horizonte, dez/2010

REZENDE. Márcia Ambrósio Rodrigues. Fotografando cenas docentes: um olhar de dentro e de fora. VIII SIMPOEDUFOP.ICHS. Departamento de Educação. MARIANA, MG, maio/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio