Olá
estudantes,
O Projeto de Trabalho proposto deve ser desenvolvido no grupo e não na escola. Os dados podem ser pesquisados em qualquer espaço.
O
projeto também pode ser desenvolvido na escola durante o estágio, entretanto, o grupo precisará de um tempo maior para
executá-lo.
Oriento-os da seguinte forma:
Oriento-os da seguinte forma:
Decidam
primeiro sobre como pretendem apresentar o trabalho final (O
que querem fazer? Como querem apresentar ao grupo?).
Desenvolvam o texto escrito explicando como foi problematizado o tema, os objetivos de produção do trabalho, a metodologia e as conclusões.
Desenvolvam o texto escrito explicando como foi problematizado o tema, os objetivos de produção do trabalho, a metodologia e as conclusões.
Vejam, abaixo, outro projeto que pode ser tomado como exemplo.
Abraços,
Professora
Márcia Ambrósio
PROJETO DE TRABALHO - EXEMPLO 2
TEMA: LIXO X VIDA
Projeto de trabalho apresentado à Professora
Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, no Curso de Pedagogia, disciplina "Ensino e
Organização do Trabalho Pedagógico II", elaborado pelas alunas Joselina
Souza da Paixão, Marinalva Dos Santos Pereira, Marinês Santos Souza, Márcia
Cerqueira Shimada, Silvanda Pereira Castro (Polo Dias D' Ávila, BA -
Novembro/2012)
DIVULGAÇÃO/SOCIALIZAÇÃO DO
PROJETO REALIZADO
A divulgação foi feita por meio
do vídeo elaborado como parte do projeto “Lixo vs Vida”. http://www.youtube.com/watch?v=uI8IkH3o_VI
1. PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA / DEFINIÇÃO DO
TEMA
Num segundo momento, num clima mais calmo e até descontraído retomamos o assunto do projeto, decidimos então fazer sobre “O resgate dos valores morais”, que nos dias atuais parece que está fora de moda, debatemos sobre as atitudes das pessoas e principalmente das crianças, da falta de respeito com que tratam os outros, achamos sue seria um assunto bom a ser trabalhado. Esse tema foi descartado, pois seria diferente do tema do vídeo “projetando criatividade” que é “lixo x vida”.
Começamos
então a conversar sobre um dos aspectos que mais nos chamou a atenção no
período de Observação do Estágio II. A falta de educação das crianças e até
mesmos de professores com relação ao descarte do lixo produzido em sala de aula
e também na hora da merenda. Baseado nessa discussão foi pensado sobre a
possibilidade de se trabalhar sobre o descarte e a reciclagem do lixo com
crianças do ensino fundamental de uma escola pública.
A sociedade como um todo enfrenta hoje um grave problema de desrespeito com o meio ambiente, no âmbito geral, a falta de educação é gritante em qualquer ambiente, as pessoas jogam o lixo nas ruas, pelas janelas dos ônibus, dos seus carros, o descaso com o lixo que é jogado em qualquer lugar causa um desconforto aquelas pessoas que tem uma maior consciência do que é viver em um ambiente limpo e saudável.
“A
criança aprende o que vivencia”, se ela convive com adultos que não tem o menor
respeito pelo meio em que vive nem pelos outros, esse mau hábito passa a ser
incorporado no seu cotidiano como se fosse normal.
Diante do exposto surgiu a necessidade de desenvolver um projeto que busque conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância de separar e reciclar o lixo com a finalidade de amenizar os impactos ambientais através de uma ação mais focada na comunidade.
COMENTÁRIO
DA PROFESSORA:
Neste trecho do projeto as estudantes deixaram claro qual é o ponto de
partida, o momento detonador do projeto: a reciclagem do lixo . Nesta
etapa inicial elas apresentaram algumas ideias, crenças e conhecimentos sobre o
problema em questão. Fizeram um turbilhão de ideias para definir tema e anotaram
as questões no projeto (veja no 1º e 2º parágrafo do texto).
3. JUSTIFICATIVA
Comentário da professora: Justificativa deste projeto esta alinhada à problematização do tema
De acordo com o diagnóstico realizado, observamos que é alto índice de desrespeito ao meio ambiente. Diante desse quadro e visando propiciar maior qualidade de vida faz-se necessário criar estratégias com o objetivo de melhorar essa situação, despertando nas pessoas inclusive, nos professores e alunos a consciência de que o lixo não deve ser considerado uma questão só dos governantes é de toda sociedade.
4. OBJETIVOS:
4.1 OBJETIVO GERAL:
Nos objetivos escreva o que você espera conseguir ao final do projeto. Podem ser objetivos relacionados a novos conhecimentos, ações educativas ou experiências inovadoras. Lembrem-se, os objetivos propostos indicam quais os resultados esperados de seu trabalho. A forma mais usual de redação dos objetivos é a utilização do verbo no infinitivo. Por exemplo: construir estratégias diferenciadas de ensino de frações; Elaborar plano seqüencial para a abordagem da violência na escola; Avaliar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto pedagógico da escola, etc.
Proporcionar as pessoas condições para que as mesmas se conscientizem da necessidade do respeito que devemos ter com o meio ambiente na busca de um desenvolvimento sustentável através de atitudes de cunho social e o desejo que haja mudanças em relação ao lixo que produzimos, bem como o seu destino e desta forma estaremos contribuindo para um planeta sustentável.
4.2 OBJETIVOS CONCEITUAIS:
● Reconhecer noções de boas
maneiras.● Reconhecer mudanças e permanências de comportamento de si e nos colegas.
● Identificar os problemas provocados pelo lixo.
● Conhecer as doenças causadas pelo mau condicionamento em depósito inapropriado.
● Identificar solução do problema do lixo através da coleta seletiva.
● Sensibilizar toda comunidade escolar os impactos ambientais causados pelo lixo.
4.3 OBJETIVOS ATITUDINAIS:
● Compreender o que acontece com o lixo produzido nas cidades.
● Perceber qual o impacto do lixo produzido sobre o meio ambiente e consequentemente para os seres humanos.
● Promover educação ambiental nas escolas, desenvolvendo uma visão critica a respeito dos grandes estragos ecológicos causado pelo lixo exposto a céu aberto.
● Conscientizar escolas e comunidades a importância de preservar o meio ambiente.
4.4 OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
● Participação nas atividades de sensibilização.
● Entrevistar pessoas que desenvolvem trabalhos com reciclagem.
● Levantar hipóteses.
● Montar painéis.
● Fotografar diferentes ambientes afetados.
● Coletar lixo para separar de acordo com sua classificação.
● Separar lixo doméstico.
● Despertar nas pessoas sobre as atitudes que devemos ter sobre o lixo produzido nas nossas casas.
5- CONTEÚDOS/DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Comentário da professora:
O projeto pode ser desenvolvido na escola, como neste exemplo, no entanto, o grupo precisou de um tempo maior para efetivação de suas etapas.
ÁREA/DISCIPLINA
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CONTEÚDOS
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• PORTUGUÊS
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- Música
- Jogral
- Produção de texto
- Relatórios
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• MATEMÁTICA
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- Porcentagem
- Problemas envolvendo as
questões do meio ambiente
- Desafios
- Operações
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• HISTÓRIA
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- Explosão demográfica
- Serviços de saúde pública
- Participação popular
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• GEOGRAFIA
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- Bairros
- Hidrografia
- Poluição
- Coleta do lixo
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• CIÊNCIAS
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- Meio ambiente
- Saúde
- Coleta seletiva
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• ÉTICA
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- Cidadania
|
6- METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS/CRONOGRAMA
Inicialmente,
fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes com a seguinte
questão: “Por que as pessoas jogam lixo nas ruas?”. Logo em seguida levantar a
discussão sobre essas atitudes: reciclar, reduzir e reutilizar. Perguntar aos
alunos de que forma o lixo é produzido e como ele deve ser coletado nas cidades
para que os problemas causados por ele não sejam catastróficos para o meio
ambiente. Com base nisso, iniciar uma campanha cujo objetivo é conscientizar as
famílias que ainda não fazem essa coleta seletiva. Um dos procedimentos do projeto seria a presença de uma convidada para fazer uma apresentação dos trabalhos que ela desenvolve a partir da reciclagem de garrafas pet, conforme as fotos.
7- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS
Para o
desenvolvimento das atividades, diversas estratégias foram utilizadas:
- Entrevista
- Debate sobre: hábitos de higiene, separação de
resíduos domésticos, impactos ambientais;- Coleta de resíduos pelos alunos;
- Promover seminários, palestras, vídeos, exposições e slides.
8- REGISTRO
DO PROCESSO
Conforme foi relatado no inicio do trabalho, em principio pensamos em fazer o projeto tendo como tema o resgate de valores e o vídeo sobre reciclagem do lixo, isso porque pensamos que; devido à informação contida na disciplina de Organização, que o projeto teria que ter até cinco componentes e o vídeo para o fórum“projetando criatividade” teria que ter até três, baseado nisso pensamos que poderíamos trabalhar com temas diferentes.
Por meio de outra colega ficamos sabendo que projeto e vídeo seriam sobre o mesmo tema, decidimos então excluir o 1° tema e trabalhar sobre a importância de se reciclar o lixo.
9- AVALIAÇÃO E RESULTASOS ESPERADOS
A
avaliação dos resultados acontecerá com a apresentação de dados coletados
durante o desenvolvimento do projeto nos quais deverão ser apresentados fatores
negativos ou/e positivos.
Será de
forma processual, com o intuito de observar a participação dos alunos no
desenvolvimento das atividades. Também será utilizados alguns instrumentos
como: questionários, produção de textos e confecção de cartazes.Com o desenvolvimento do projeto, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a importância de proteger o ambiente em que vivem adquirindo a cultura da coleta seletiva do lixo se conscientizando da sua importância para a qualidade de vida.
10- DIVULGAÇÃO/SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
http://www.youtube.com/watch?v=uI8IkH3o_VI
11- REFERENCIAS
BIBLIOGRAFICAS
Disponível em:
http://www.slideshare.net/amandinhaff/projeto-reciclagem-2500167
Comentário
da professora:
Toda
vez que você citar, transcrever ou mencionar as idéias contidas em outro
trabalho, não se esqueça de anotar a indicação bibliográfica da obra. Isto
facilita a conclusão de seu trabalho. As referências bibliográficas utilizadas
demonstram seu conhecimento sobre o assunto. Registre-as sempre segundo as
normas da ABNT.
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Professora Márcia Ambrósio