2º exemplo de projeto de trabalho


Olá estudantes,

O Projeto de Trabalho proposto deve ser desenvolvido no grupo e não na escola.  Os dados podem ser pesquisados em qualquer espaço. 
O projeto também pode ser desenvolvido na escola durante o estágio, entretanto,  o grupo precisará de um tempo maior para executá-lo.
Oriento-os da seguinte forma:
Decidam  primeiro sobre  como pretendem apresentar o trabalho final (O que querem fazer? Como querem apresentar ao grupo?).
Desenvolvam o texto escrito explicando como foi problematizado o tema, os objetivos de produção do trabalho,  a metodologia e as conclusões.
Vejam, abaixo, outro projeto que pode ser tomado como exemplo.
Abraços,
Professora Márcia Ambrósio

PROJETO DE TRABALHO - EXEMPLO 2 

TEMA: LIXO X VIDA
 
Projeto de trabalho apresentado à Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, no  Curso de Pedagogia, disciplina "Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II", elaborado pelas alunas Joselina Souza da Paixão, Marinalva Dos Santos Pereira, Marinês Santos Souza, Márcia Cerqueira Shimada, Silvanda Pereira Castro (Polo Dias D' Ávila, BA - Novembro/2012)

DIVULGAÇÃO/SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
A divulgação foi feita por meio do vídeo elaborado como parte do projeto “Lixo vs Vida”.

http://www.youtube.com/watch?v=uI8IkH3o_VI


1. PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA / DEFINIÇÃO DO TEMA

 Para o desenvolvimento desse projeto, foi preciso nos reunir diversas vezes em casa de uma componente da equipe, no primeiro momento houve um turbilhão de idéias, vários temas surgiram, cada tema era analisado, quais seriam os prós e contras de tal atividade, mas sem acordo, foi encerrada a reunião porque começou um leve desentendimento entre as participantes.

Num segundo momento, num clima mais calmo e até descontraído retomamos o assunto do projeto, decidimos então fazer sobre “O resgate dos valores morais”, que nos dias atuais parece que está fora de moda, debatemos sobre as atitudes das pessoas e principalmente das crianças, da falta de respeito com que tratam os outros, achamos sue seria um assunto bom a ser trabalhado. Esse tema foi descartado, pois seria diferente do tema do vídeo “projetando criatividade” que é “lixo x vida”.

Começamos então a conversar sobre um dos aspectos que mais nos chamou a atenção no período de Observação do Estágio II. A falta de educação das crianças e até mesmos de professores com relação ao descarte do lixo produzido em sala de aula e também na hora da merenda. Baseado nessa discussão foi pensado sobre a possibilidade de se trabalhar sobre o descarte e a reciclagem do lixo com crianças do ensino fundamental de uma escola pública.

A sociedade como um todo enfrenta hoje um grave problema de desrespeito com o meio ambiente, no âmbito geral, a falta de educação é gritante em qualquer ambiente, as pessoas jogam o lixo nas ruas, pelas janelas dos ônibus, dos seus carros, o descaso com o lixo que é jogado em qualquer lugar causa um desconforto aquelas pessoas que tem uma maior consciência do que é viver em um ambiente limpo e saudável.

“A criança aprende o que vivencia”, se ela convive com adultos que não tem o menor respeito pelo meio em que vive nem pelos outros, esse mau hábito passa a ser incorporado no seu cotidiano como se fosse normal.

Diante do exposto surgiu a necessidade de desenvolver um projeto que busque conscientizar as crianças desde cedo sobre a importância de separar e reciclar o lixo com a finalidade de amenizar os impactos ambientais através de uma ação mais focada na comunidade.

COMENTÁRIO DA PROFESSORA: Neste trecho do projeto as estudantes deixaram claro qual é o ponto de partida, o momento detonador do projeto: a reciclagem do lixo . Nesta etapa inicial elas apresentaram algumas ideias, crenças e conhecimentos sobre o problema em questão. Fizeram um turbilhão de ideias para definir tema e anotaram as questões no projeto (veja no 1º e 2º parágrafo do texto).

3. JUSTIFICATIVA
Comentário da professora: Justificativa deste projeto esta alinhada à problematização do tema

De acordo com o diagnóstico realizado, observamos que é alto índice de desrespeito ao meio ambiente. Diante desse quadro e visando propiciar maior qualidade de vida faz-se necessário criar estratégias com o objetivo de melhorar essa situação, despertando nas pessoas inclusive, nos professores e alunos a consciência de que o lixo não deve ser considerado uma questão só dos governantes é de toda sociedade.
4. OBJETIVOS:
4.1 OBJETIVO GERAL:
Nos objetivos escreva o que você espera conseguir ao final do projeto. Podem ser objetivos relacionados a novos conhecimentos, ações educativas ou experiências inovadoras. Lembrem-se, os objetivos propostos indicam quais os resultados esperados de seu trabalho. A forma mais usual de redação dos objetivos é a utilização do verbo no infinitivo. Por exemplo: construir estratégias diferenciadas de ensino de frações;  Elaborar plano seqüencial para a abordagem da violência na escola;  Avaliar os recursos necessários para o desenvolvimento do projeto pedagógico da escola, etc.
Proporcionar as pessoas condições para que as mesmas se conscientizem da necessidade do respeito que devemos ter com o meio ambiente na busca de um desenvolvimento sustentável através de atitudes de cunho social e o desejo que haja mudanças em relação ao lixo que produzimos, bem como o seu destino e desta forma estaremos contribuindo para um planeta sustentável.

4.2 OBJETIVOS CONCEITUAIS:
● Reconhecer noções de boas maneiras.
● Reconhecer mudanças e permanências de comportamento de si e nos colegas.
● Identificar os problemas provocados pelo lixo.
● Conhecer as doenças causadas pelo mau condicionamento em depósito inapropriado.
● Identificar solução do problema do lixo através da coleta seletiva.
● Sensibilizar toda comunidade escolar os impactos ambientais causados pelo lixo.
4.3 OBJETIVOS ATITUDINAIS:
● Compreender o que acontece com o lixo produzido nas cidades.
● Perceber qual o impacto do lixo produzido sobre o meio ambiente e consequentemente para os seres humanos.
● Promover educação ambiental nas escolas, desenvolvendo uma visão critica a respeito dos grandes estragos ecológicos causado pelo lixo exposto a céu aberto.
● Conscientizar escolas e comunidades a importância de preservar o meio ambiente.
4.4 OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS:
● Participação nas atividades de sensibilização.
● Entrevistar pessoas que desenvolvem trabalhos com reciclagem.
● Levantar hipóteses.
● Montar painéis.
● Fotografar diferentes ambientes afetados.
● Coletar lixo para separar de acordo com sua classificação.
● Separar lixo doméstico.
● Despertar nas pessoas sobre as atitudes que devemos ter sobre o lixo produzido nas nossas casas.

5- CONTEÚDOS/DISCIPLINAS ENVOLVIDAS

Comentário da professora:

O projeto pode ser desenvolvido na escola, como neste exemplo, no entanto, o grupo precisou de um tempo maior para efetivação de suas etapas.

ÁREA/DISCIPLINA
CONTEÚDOS
• PORTUGUÊS
- Música
- Jogral
- Produção de texto
- Relatórios
• MATEMÁTICA
 
- Porcentagem
- Problemas envolvendo as questões do meio ambiente
- Desafios
- Operações
• HISTÓRIA
- Explosão demográfica
- Serviços de saúde pública
- Participação popular
• GEOGRAFIA
- Bairros
- Hidrografia
- Poluição
- Coleta do lixo
 
• CIÊNCIAS
 
- Meio ambiente
- Saúde
- Coleta seletiva
• ÉTICA
- Cidadania

6- METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS/CRONOGRAMA
Inicialmente, fazer uma sondagem dos conhecimentos prévios dos estudantes com a seguinte questão: “Por que as pessoas jogam lixo nas ruas?”. Logo em seguida levantar a discussão sobre essas atitudes: reciclar, reduzir e reutilizar. Perguntar aos alunos de que forma o lixo é produzido e como ele deve ser coletado nas cidades para que os problemas causados por ele não sejam catastróficos para o meio ambiente. Com base nisso, iniciar uma campanha cujo objetivo é conscientizar as famílias que ainda não fazem essa coleta seletiva.
Um dos procedimentos do projeto seria a presença de uma convidada para fazer uma apresentação dos trabalhos que ela desenvolve a partir da reciclagem de garrafas pet, conforme as fotos.

7-  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS

Para o desenvolvimento das atividades, diversas estratégias foram utilizadas:

- Entrevista
- Debate sobre: hábitos de higiene, separação de resíduos domésticos, impactos ambientais;
- Coleta de resíduos pelos alunos;
- Promover seminários, palestras, vídeos, exposições e slides.

8- REGISTRO DO PROCESSO

Conforme foi relatado no inicio do trabalho, em principio pensamos em fazer o projeto tendo como tema o resgate de valores e o vídeo sobre reciclagem do lixo, isso porque pensamos que; devido à informação contida na disciplina de Organização, que o projeto teria que ter até cinco componentes e o vídeo para o fórum“projetando criatividade” teria que ter até três, baseado nisso pensamos que poderíamos trabalhar com temas diferentes.
Por meio de outra colega ficamos sabendo que projeto e vídeo seriam sobre o mesmo tema, decidimos então excluir o 1° tema e trabalhar sobre a importância de se reciclar o lixo.

9- AVALIAÇÃO E RESULTASOS ESPERADOS

A avaliação dos resultados acontecerá com a apresentação de dados coletados durante o desenvolvimento do projeto nos quais deverão ser apresentados fatores negativos ou/e positivos.
Será de forma processual, com o intuito de observar a participação dos alunos no desenvolvimento das atividades. Também será utilizados alguns instrumentos como: questionários, produção de textos e confecção de cartazes.
Com o desenvolvimento do projeto, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender a importância de proteger o ambiente em que vivem adquirindo a cultura da coleta seletiva do lixo se conscientizando da sua importância para a qualidade de vida.


10- DIVULGAÇÃO/SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO REALIZADO
A divulgação será através do vídeo que foi elaborado como parte do projeto “Lixo vs Vida”.

http://www.youtube.com/watch?v=uI8IkH3o_VI

11- REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

Disponível em:

http://www.slideshare.net/amandinhaff/projeto-reciclagem-2500167

Comentário da professora:

Toda vez que você citar, transcrever ou mencionar as idéias contidas em outro trabalho, não se esqueça de anotar a indicação bibliográfica da obra. Isto facilita a conclusão de seu trabalho. As referências bibliográficas utilizadas demonstram seu conhecimento sobre o assunto. Registre-as sempre segundo as normas da ABNT.
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Professora Márcia Ambrósio

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