quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exemplos de projetos de trabalho



Caros estudantes,

Li alguns projetos e de uma maneira geral estes trabalhos têm apresentado os seguintes problemas:
  1. Fazem apenas uma pesquisa bibliográfica, não atendendo às exigências do projeto de trabalho (fazer a problematização do tema no grupo + registrar as questões levantadas + montar o "esqueleto" do projeto + fazer pesquisa bibliográfica + pesquisa de campo + fazer a síntese = pensar uma forma de apresentar meu trabalho = principais conclusões).
  2. Não seguem as orientações do roteiro enviado no desenvolvimento do projeto.

  3. Alguns textos enviados apresentam-se como uma "coletânea" de fragmentos das ideias de alguns autores, muitas vezes sem a citação adequada da referência, com pouca ou nenhuma interlocução dos estudantes sobre o assunto.

  4. Pouca ou nenhuma apresentação da proposta do grupo na problematização, objetivos, desenvolvimento, metodologia e síntese. Como os estudantes não se posicionam sobre o tema durante a escrita do texto (no pré-projeto), não visualizamos, no mesmo, espaço para a originalidade e criatividade. Neste sentido, os projetos não conseguem dialogar com a realidade escolar (as práticas pedagógicas vivenciadas na escola).

Diante do exposto, sugiro que revejam a orientação para elaboração um projeto de trabalho que segue abaixo:

RELEMBRANDO OS PASSOS PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE TRABALHO
ORIENTAÇÃO: PROFESSORA MÁRCIA
DETALHANDO OS PASSOS DO PROJETO DE TRABALHO
Por onde começar o projeto?
1º PASSO: PROBLEMATIZAÇÃO
É o ponto de partida, o momento detonador do projeto. Nesta etapa inicial, os alunos do grupo expressam ideias, crenças, conhecimentos sobre o problema em questão. Este passo é fundamental, pois dele depende todo o desenvolvimento do projeto (LEITE, 2002).
1.1 Fazendo diagnóstico, num turbilhão de ideias
A primeira reunião é o momento de fazer o levantamento de ideias com o grupo, um diagnóstico das possíveis questões a serem trabalhadas no projeto. Para isso, o grupo deve fazer um turbilhão de ideias, anotadas em um caderno, e dar visibilidade às questões levantadas.

1.2 Definição do tema
Feito o diagnóstico e encontrado o tema do projeto a ser desenvolvido, os membros do grupo devem, juntos, definir:
1) Que título dar?
2) Como estabelecer justificativas da escolha do tema?
O produto das discussões vai formando o desenho do projeto e isso deve desencadear um registro, em portfólio e/ou dossiê, das atividades realizadas.

O projeto vai ser elaborado para transformar uma ideia em realidade. Desenvolvê-lo, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas linhas de ação quanto a algo que o grupo deseja alcançar (REZENDE, 2004).

Dito de outra forma:
A primeira providência da equipe é definir o tema para o projeto, consideradas estas observações:
1. A participação de todos é essencial
anotar na escrita do projeto como foi esta discussão)2. Como o projeto deve ser interdisciplinar, é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.
3. O computador e a Internet devem ser utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto.

 
1.3 Definição dos objetivos gerais

Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto, ou seja, o que os participantes pretendem alcançar com o projeto.
1) Quais são os objetivos do grupo ao desenvolver o tema?

2º PASSO: DESENVOLVIMENTO - METODOLOGIA

É o momento em que se criam as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses identificadas na problematização.
3) Que metodologia seguir?
4) Qual vai ser o cronograma?
É preciso tentar especificar as atividades centrais que levarão à realização dos objetivos específicos do projeto. Façam isso, respondendo às seguintes perguntas, para cada atividade:

O quê? Especifiquem a atividade a ser realizada.
Com que fim? Esclareçam quais habilidades e competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade.
Como? Esclareçam os métodos adotados para realizar a atividade.
Pesquisa individual
Produção individual
Discussão coletiva e crítica
Quando?
Esclareçam como a atividade vai se situar no ano letivo e na grade curricular.
Onde? Indiquem o local onde será realizada: sala de aula, laboratórios, biblioteca, quadra, externamente à escola etc.
Quem? Indiquem quais são as pessoas envolvidas na atividade. Não esqueçam os alunos.
Com quê? Indiquem os recursos materiais necessários para desenvolver a atividade.

3º PASSO: SÍNTESE (FINALIZANDO E REGISTRANDO TODOS DO PASSOS)

Durante o processo, as convicções iniciais vão sendo superadas e outras mais complexas vão sendo construídas. As novas aprendizagens passam a fazer parte dos esquemas de conhecimento dos alunos e vão servir de conhecimento prévio para outras situações de aprendizagem (Leite,2004).

3.1 Título do projeto

Depois de tudo feito, a equipe deve escolher um nome "bem bolado" que possa despertar a curiosidade e o interesse das pessoas pelo projeto.

3.2.Equipe Responsável pela Elaboração do Projeto
Listem as pessoas envolvidas na elaboração do projeto e sua função na escola (diretor, coordenador, professor, aluno).

Apresentem os resultados do projeto (as aprendizagens) ou as conclusões (se for uma investigação bibliográfica):
  • Dados empíricos e análise correspondente;
  • Apresentação de artefatos de trabalhos construídos – maquetes, álbuns fotográficos, clips, documentários, entrevistas, murais etc.;

  • Finalização (Registro do projeto).

4.SINTETIZANDO:



Vá escrevendo o projeto, anotando tudo que for sendo elaborado pelo grupo.



O trabalho escrito deverá conter os seguintes

1. Introdução/problematização (apresentação do tema que será mostrado no clip, vídeo, mural etc)

2. Objetivo


( os objetivos devem ser descritos em função da produção final do trabalho)



3. Justificativa


( o motivo da escolha do tema e do formato final)



4. Metodologia


( como será buscada e organizada a informação do projeto)



5. Planilha de custos (se houverem custos)

6. Cronograma de atividades e divisão de tarefas

7. O formato de apresentação fica a critério do grupo, mas ela acaba por definir a ousadia e criatividade do grupo diante do tema escolhido.

8. Referência bibliográfica: anotar toda referência usada e citada de acordo as regras da ABNT


TRABALHO MODELO - EXEMPLO 1

Projeto de trabalho apresentado à Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, como parte das exigências do curso de Pedagogia da disciplina "Educação do Corpo e do Movimento", elaborado pelas ex-alunas: Flávia Barcala Reis e Kelma Nara de Assunção Caroba, (Polo de João Monlevade/Outubro/2011)


SITE ELABORADO PELAS ESTUDANTES
O site abaixo foi criado pelas alunas Flávia Barcala Reis, matrícula: 08.2.9611 e Kelma Nara de Assunção Caroba, matrícula 08.2.9619, para divulgar o trabalho executado para a Disciplina Educação do Corpo e do Movimento, apresentado à Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, como parte das exigências do curso de Pedagogia da UFOP/CEAD e está hospedado no endereço abaixo:

http://www.wix.com/fek_pedagogia_cead_u/corpo-e-movimento#!


TEXTO ESCRITO
PROBLEMATIZAÇÃO:

O tratamento do corpo na escola e a reação do próprio corpo às regras disciplinares

Perguntamos a alguns alunos do ensino fundamental sobre o que lhes incomodava nos regramentos impostos ao corpo, na escola e, as respostas foram estas:

 "A professora não nos libera para tomar água na hora em que dá sede"

 "Merendar, só na hora do recreio"

 "Não podemos conversar dentro de sala e nem cochichar, senão, a professora já acha ruim e "marca" o aluno"

 "Eu e minha colega jogamos o lápis no chão para levantarmos um pouco. O tempo que a gente passa sentado é muito grande e a "bunda dói""

 "A professora até deixa ir ao banheiro, se der vontade, antes da hora do recreio, mas, depois do recreio, não pode mais"

 "Na minha escola, o futebol é só para meninos. Quando a gente pede o professor para jogar, ele mistura meninos e meninas no jogo, aí, ficamos como "carta branca""

 "As professoras dos alunos pequenos colocam eles sentados em grupos de meninos e de meninas e isso gira rivalidade. Nos jogos, elas também colocam meninos para jogar contra as meninas. Parece que os meninos odeiam as meninas [...] Eles não deixam a gente entrar na brincadeira deles".

 "De vez em quando, alguns alunos pedem para ir ao banheiro sopra darem "um tempo da aula".

OBS: O sigilo da identificação dos autores das frases abaixo é necessário, pois, não conseguimos autorização de seus responsáveis legais a tempo de apresentarmos esse trabalho.

Em vista de tais considerações, ponderamos alguns tópicos:


 A conversa na sala de aula pode ser estimulada em momentos propícios, quais sejam: em debates, em discussões de grupo, na hora que o professor abrir espaço para perguntas, sugestões e opiniões. A conversa não deve ser absolutamente recriminada. Pode ser que num cochicho, um aluno demonstre seu interesse pela matéria, com o colega e lhe abra a mente para algum aspecto que ele não percebeu. Interrupções após uma explanação também podem enriquecer a aula.

 Um mínimo de ordem é necessário para o andamento dos trabalhos na escola, mas impedir os alunos de irem ao banheiro ou beber água pode causar constrangimentos aos mesmos ou sensação de mal estar, sem falar nos "imprevistos", quando eles não conseguem segurar a vontade. É preciso haver bom senso do docente.

 Estimular meninos e meninas a praticar esportes traz uma série de benefícios a eles, mesmo quando são considerados "esportes masculinos ou femininos". Há que se combater certos rótulos que foram impostos aos esportes e que, ainda, são mantidos culturalmente. O professor deve avaliar, então, os prós e os contras dessa questão e levarem em conta, também as preferências dos estudantes

 Se um aluno trouxer merenda de casa e comer na frente dos colegas, isso pode fazer vontade nos demais- daí a necessidade de se aguardar o momento certo do lanche. Entretanto, situações particulares devem ser avaliadas pelo professor e comunicadas pelos pais, se for o caso, por exemplo, de um aluno que tenha que tomar uma medicação no horário da aula e, com estômago cheio. Ponderação e diálogo são fundamentais à prática docente.

 Nas aulas de Educação Física, o professor deve ficar atento para não estimular a rivalidade entre os gêneros, promovendo jogos com grupos de meninas e meninos, mas jogos mistos também, dando espaço, ainda,para a escolha pelos próprios alunos. Assim, se algum menino, por exemplo, optar em se inserir nos jogos que estão ocorrendo entre as meninas, por que não deixá-lo entrar no grupo delas? Estar atento às preferências dos alunos é importante. Na mesma medida, alguns deles se adéquam melhor a jogos como o xadrez, em detrimento de outros como o basquete, por exemplo. O professor deve estar alerta a isso também e programar bem suas aulas.

 Os professores devem atentar para o fato de que o modelo que é imposto na escola, com carteiras enfileiradas, professor de pé, silêncio absoluto entre os alunos e a regra de que não se deve ficar levantando do lugar, é um tanto quanto arcaico. Novamente, concordamos que há que se ter certa ordem em sala, para que ensino e aprendizagem fluam, mas não somos a favor do rigorismo e do autoritarismo. Uma aula ao ar livre, por exemplo, pode ser uma alternativa à monotonia. Alternativas podem ser tomadas pelos professores, promovendo excursões, mesas redondas, organizando as carteiras dos alunos de modo diferente ou permitindo que eles troquem de lugar, por exemplo.

Conclusões:
A escola e, principalmente, a disciplina Educação Física, possuem papel importante na conscientização dos corpos. Entretanto, a manutenção dos modelos impostos social e culturalmente, continua uma constante.

Deste modo, resta ao professor a função de exercer a crítica e a reflexão diante do trabalho que vem realizando, tomando sempre o cuidado para não discriminar ou criar constrangimentos entre os alunos.

É preciso conhecer e reconhecer as diferenças biológicas, conjugando as atividades que podem, sem dúvida, ser praticadas por alunos de idades, biotipo e gêneros diversos, já que a interação é importante para o desenvolvimento humano e social.

Além disso, por mais que saibamos que exista a educação dos corpos guiada por práticas sociais de conduta ou por ordens visando a disciplina, o professor precisa ter bom senso, para saber administrar essas questões, na prática, da melhor maneira, tomando o cuidado para não cair no autoritarismo.

O docente deve, portanto, zelar para que não reproduza modelos impostos e padrões pré-estabelecidos. É preciso escutar o aluno e construir o aprendizado conjuntamente com ele!

É fundamental então, ter flexibilidade e bom senso, através da ação reflexiva, mantendo a ordem para que o docente mantenha o domínio de sua classe, sem perder o respeito e o carinho pelo educando e suas especificidades.

REFERÊNCIAS
As práticas corporais como linguagem
(Centro de Referência Virtual do Professor)

Parâmetros Curriculares de Educação Física

Proposições Curriculares do Ensino Fundamental.
1º e 2º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte

REIS, ,Olmerinda Barcala. Aula de História. 28 set. 2011. Escola Municipal Augusta Medeiros. Belo Horizonte, 2011.

SOUSA, Eustáquia Salvadora de. Educação dos corpos na escola.

SOUSA, Eustáquia Salvadora de; ALTMANN, Helena. Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na educação física escolar.

VAGO, Tarcísio Mauro. Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão (prof. Tarcisio Mauro Vago)




Vídeo produzido pelo grupo
Assim o vídeo foi enviado e estará a disposição pública no youtube com o nome de "BULLYING, PROJETANDO CRIATIVIDADE" no endereço:




PROCESSO DE REALIZAÇÃO DO VÍDEO:

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de abordar um tema hoje tão discorrido tanto na mídia, em escolas, debates enfim é hoje um dos assuntos primordiais considerando as diferenças que são aparentes.

Primeiramente o grupo se reuniu para uma discussão diante de quais os assuntos que hoje devem ter mais enfoque na educação, visto que a maioria entrou em um consenso diante do tema bullying, já que é freqüente a problemática deste dentro das escolas.

Sendo assim voltamos a nos reunir para fazer pesquisas onde cada uma apresentou notícias ou fatores de suma importância para o projeto, onde passamos a debater as informações para então formarmos um vídeo no intuito de ser apresentado no pólo e fórum.

Fizemos algumas reuniões e a partir daí buscamos então diversas mídias de informação, dentre elas a impressa e digital, para assim conhecer a fundo o assunto e podermos sintetizar o tema em poucas palavras, já que este é um assunto tão abrangente e enfrentado no dia a dia nas escolas.

Fizemos assim a junção dos materiais que cada integrante do grupo apresentou e esquematizamos o que era mais importante, para então seguir a orientação e montagem do vídeo.

Durante a montagem do vídeo foi se priorizando ainda mais o que se considerava importante, e assim fazendo novas seleções de esquema, com o objetivo de formar um vídeo que vem a conscientizar a todos sobre a importância da repressão do BULLYNG.

Selecionadas as mídias buscamos a melhor forma de desenvolver o vídeo, usando programas Boilsoft Video Splitter e imagens foram formatadas no Photoshop,para que pudesse se encaixar perfeitamente em nosso objetivo.

Após a formatação das mídias foi utilizado o programa Nero Vision, para então realizar a montagem do vídeo. As imagens, os vídeos e as músicas já formatados foram organizados e inseridos em textos pré escritos com efeito estático, tamanho 16 e fonte Arial. Também foram inseridos efeitos de vídeos e transições entre as mídias como o Pixelizar e deslizar imagem para cima, de forma a conferir ao vídeo um visual mais homogêneo e cadenciado, concluindo o vídeo com um total de 2’30".

Após conclusão o projeto de DVD, Como é chamado antes da conversão, foi Exportado no próprio NERO VISION e salvo/convertido em formato MP4, de forma a ser visualizado e enviado para o Youtube, em uma conta pré-existente do marido de uma das integrantes do grupo. Assim o vídeo foi enviado e estará a disposição pública no youtube com o nome de "BULLYING, PROJETANDO CRIATIVIDADE" no endereço:


Outros vídeos elaborados:
A importância do professor (por Helizângela Albégaro)






O vídeo apresenta um texto de Rubem Alves demonstrando a necessidade de se criar o prazer em aprender.
O gosto pela leitura
 
Seu vídeo trata de um tema importante que temos que disseminar nas escolas. O gosto pela leitura deve ser aprendido no convívio com os pais e professores.
Parabéns!
Professora Márcia

 
A importância do professor
 
Realmente o vídeo é lindo. O nosso papel é importantíssimo, mas na realidade a profissão PROFESSOR é tratada com descaso, somos apontados como bodes expiatórios em todos os problemas da educação.
Professora Márcia Ambrósio (CEAD/UFOP)




Sibely, seu vídeo ficou interessante e trata de uma tema muito relevante na educação. Parabéns!
Imagens de uso de novas Tecnologias em sala de aula
Professora Márcia



 

Projeto da disciplina Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II,
"Superando Dificuldades"





Educação Ambiental
Parabéns para as estudantes Cátia de Castro Dias, Cláudia Alves Soares, Hilda Alves Soares pelo desenvolvimento deste tema: Educação Ambiental.
A escola pode e deve colaborar na conscientização de toda comunidade escolar no sentido de ensinar atitudes de respeito e preservação da natureza.
Professora Márcia Ambrósio
Professora Márcia (EOTP II - CEAD/UFOP)


Projeto Teatro na escola


Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com o Centro Cultural de Vazante/MG, os alunos das escola publica e as estudantes do 6 período de Pedagogia da UFOP, denominado "PROJETO TEATRO NA ESCOLA: uma maneira lúdica de se transmitir informações" sobre os diferentes assuntos que são retratados no nosso dia-a-dia para os alunos. GRUPO: CAMILA RODRIGUES,CARMEN LILIAN,LURDES


 
COMENTÁRIO DE JOHNNY SOBRE O VÍDEO:
"O vídeo disponibilizado fala um pouco sobre a importância da inclusão em especial a inclusão de alunos surdos no ensino regular. Ao falar em inclusão falamos muito sobre o que o Estado pode fazer, o que as autoridades podem fazer... Mas como nós como educadores podemos ser educadores inclusivos? Já pensou em aprender Libras? Esse é o objetivo do vídeo, nele consta um depoimento colhido por mim, de uma professora da Escola Estadual Santa Terezinha.(Johnny S.)



Bullying
As estudantes Márcia, Marialva, Mércia estão de parabéns pela escolha do tema e pela produção do vídeo. Temos que divulgar bons valores e combater o Bullying. Vejam questões sobre o tema abaixo comentadas.
Um abraço,
Professora Márcia Ambrósio (Ensino e Organização o Trabalho Pedagógico II - CEAD/UFOP)

 
Andréia e Roberta, vocês abordaram outro importante tema "o trabalho infantil". Temos que combatê-lo e cuidar dos direitos das nossas crianças. Temos que lutar para que tenham políticas sociais capazes de proteger e assegurar a efetividade os direitos, melhorar a qualidade de vida das crianças, não reproduzindo ou reforçando desigualdades econômicas, raciais e de gênero. Professora Márcia Ambrósio (CEAD/UFOP)



 



O Projeto Redescobrindo o Meio Ambiente através dos contos tem por finalidade abordar questões importantes a cerca do meio ambiente, que nos remete...
  A Afetividade no ambiente escolar
Wandreia e Jaida este tema também é muito importante. Estudamos no texto da professora Elvira Souza Lima, nesta disciplina "que a emoção é parte do ato de conhecer. Assim como Wallon, os trabalhos de Antônio Damásio (1964) apontam para o desenvolvimento interligado do indivíduo: personalidade e inteligência não existem enquanto instâncias separadas. Para Wallon, a emoção é mesmo a base sobre qual se dá o desenvolvimento da inteligência". Professora Márcia Ambrósio (EOTP/CEAD/UFOP)


 

Parabéns pelo tema abordado na produção do vídeo. Gostei muito!
Professora Márcia Ambrósio (CEAD/UFOP)



 
Adriana, Nadsan, Rosângela e Tatiana, parabéns pelo trabalho! Professora Márcia




    Queridas estudantes Elúbia, Marinês e Marinalva, parabéns pelo trabalho! O trabalho pedagógico sobre o Bullying nas escolas deve ter como foco a recuperação de valores essenciais, como o respeito pelo que estudante que foi alvo da violência. A escola não pode legitimar a atuação do autor da agressão nem humilhá-lo ou puni-lo com medidas não relacionadas ao mal causado. Parabéns pelo destaque a este tema tão atual e importante!
Professora Márcia Ambrósio (Disciplina: EOTP - CEAD/UFOP)


Queridos(as) estudantes, Camila, Marcelo e Paulo, vocês escolheram um tema interessante, selecioram boas imagens e uma excelente música para reflexão. Nós professores, temos que ficar atentos à problematica que destacaram e debater este tema com nossos alunos. No vídeo também destacam o papel da família neste processo. Parabéns pela produção!



Taciane, o vídeo ficou muito rico e aborda um tema muito interessante! Parabéns!



Jozania; Mariluce e Rosana, parabéns pelo trabalho. Professora Márcia


O objetivo desse vídeo, e apresentar a arte, como mais uma proposta educacional para aprendizagem dos educandos.

 

As consequencias que levam a ser um aluno do EJA.
Gravidez na AdolescenciaTrabalho em Grupo Curso Pedagogia
Simaura, Lucélia e Tuane, o trabalho ficou ótimo e tema escolhido é muito relevante. Também são boas atrizes. Um grande abraço, Professora Márcia


Vídeo para Disciplina Ensino e Organização do Trabalho II, Fórum Projetando a Criatividade, Prof. Márcia Ambrósio, 6º Período -Curso de Pedagogia.
 PROJETANDO CRIATIVIDADE



ALFABETIZAÇÃO EJA




Vídeo produzido pelos alunos Reginaldo Silva e Ana Flávia Júnia como prequisito da Disciplina Ensino e Organização do Trabalho Pedagógico II.




Olá meninas! O trabalho foi interessante. Parabéns! Professora Márcia Ambrósio




      Ficou interessante! Parabéns! Professora Márcia Ambrósio

Literatura Infantil

Olá Berenice e Lucimar,
O vídeo ficou lindo demais!
Parabéns!
Professora Márcia





Parabéns! Professora Márcia



Parabéns! O trabalho ficou muito rico!


 
Nossa! Este tema escolhido e como formataram o vídeo ficou muito interessante! Parabéns!
Professora Márcia Ambrósio

 

 
Contação de História
Nossa! Ficou muito criativo o trabalho. Esta D. Joaninha ficou linda mesmo. A formiguinha muito formosa.


Gracielle, Janciely, Magali e Mara Rúbia, parabéns pelo trabalho! Professora Márcia Ambrósio

 

Parabéns para as estudantes Edna, Elizabeth, Reila e Wilma. É isto mesmo: brincando se aprende!!!
Professora Márcia Ambrósio

 
 
Recursos Computacionais na Matemática
Olá Paulo, seu trabalho ficou muito bom! Parabéns! Professora Márcia