sábado, 16 de março de 2013

Histórias da minha infância


HISTÓRIAS DE MINHA INFÂNCIA


Trabalho da disciplina Recreação: Jogos e brincadeiras (EAD 298)
Disciplina: Recreação: Jogos e brincadeiras
Centro de Educação Aberta e a Distância/Universidade Federal de Ouro Preto/CEAD/UFOP
Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

Vejam as orientações em videoaula para elaboração do trabalho:
 
Memórias infantis: orientações em videoaulas (parte 1)

 
Memórias infantis: orientações em videoaulas (parte 2)

 
Memórias infantis: orientações em videoaulas (parte 3)
 
Vou adorar conhecer um pouco mais de todos/as vocês!
 
Abraços ped@gógicos,
 
Professora Márcia Ambrósio
 
UFOP, 16 de março de 2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

Elaboração do projeto de trabalho (Avaliação da aprendizagem)


Orientação para trabalho final

Videoaulas:

Orientação para trabalho final (parte 1)

http://www.youtube.com/watch?v=9UbI4UlvDng

Orientação para trabalho final (sobre o pré-projeto e projeto de trabalho - parte 2)

http://www.youtube.com/watch?v=PkaxyBAWsho&feature=youtu.be

Orientação para trabalho final - videoaula parte 3

http://www.youtube.com/watch?v=fHLEq4mi-ZU&feature=youtu.be


DISCIPLINA: Avaliação da aprendizagem - EAD 402 (CEAD/UFOP)

PROFESSORA: Márcia Ambrósio Rodrigues

OBJETIVO DO TRABALHO:

1. Responder a problemas colocados pelo grupo sobre assuntos
discutidos na disciplina "Avaliação da aprendizagem";
2. Aprofundar e/ou sistematizar os conteúdos disciplinares apontados
como necessários para compreensão da avaliação por meio de
projetos trabalhos;
3. Promover um espaço para compreensão da avaliação da
aprendizagem por meio de diversificadas formas de registros.

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE (RESUMO)

Consiste no desenvolvimento de um projeto de trabalho.
O trabalho escrito deve ser o retrato do que foi produzido no vídeo/site/clip etc.
É preciso rever os roteiros e vídeo explicativo disponível na Plataforma
Moodle.
O Trabalho Final foi dividido em quatro momentos, que desencadeam
em quatro tipos diferentes de registros:

1) um pré-projeto;
2) o projeto de trabalho;
3) uma produção usando as NTIC (vídeo, blog ou facebook) ou outras
formas de comunicação/arte (teatro, dança, teatro de sombra,
fantoches etc);

DIVISÃO EM GRUPO:

Grupo 1 - Prova tradicional
Grupo 2 - Registros escolares diversificados
Grupo 3 - Conselho de classe
Grupo 4 - Prova operatória
Grupo 5 - Portfólio como instrumento de avaliação
Grupo 6 - Avaliação informal
Grupo 7 - Avaliação e autoavaliação
Grupo 8 - Avaliação e a pedagogia diferenciada
Grupo 9 - Projetos de trabalho e avaliação
Grupo 10 - Avaliação e repetência

Informações detalhadas na plataforma Moodle (CEAD/UFOP/DISCIPLINA EAD 402)

segunda-feira, 11 de março de 2013

Professores enlouquecidos

Sátira à profissão docente
Nossos professores estão adoecendo...
Quando trabalhava na Escola Municipal Hugo Werneck fiz este vídeo (comédia) em “homenagem” à degradação da nossa profissão.
Preparem-se para rir. Qualquer semelhança da personagem do vídeo com a professora Márcia será uma mera coincidência (riso).
Segue o vídeo “PROFESSORES ENLOUQUECIDOS” que é uma sátira ao dia dos professores (gravado em outubro de 2010).
Link:
          Penso que temos a obrigação de lutarmos para que o direito a uma educação de qualidade seja concretizado na prática. Miguel Arroyo diz que a imagens dos professores foram quebradas. Aponta isso por que atualmente temos que pensar nossa docência em todos esses aspectos: aprendizagem versus vida social dos estudantes + vida de professores (sua vida pessoal versus vida profissional).  
         Não podemos nos esquecer de há professores que exercem a “pedagogia da facilidade”. Esses profissionais colaboram para que uma mesma prática seja perpetuada ao longo dos anos. Alguns detectam situações de bullying na escola, mas não se envolvem, entendendo não ser esse seu papel. Isto é um problema preocupante, não há dúvidas! Muitas escolas desenvolvem projetos importantes para o debate do tema. Outras se omitem diante da situação.
           Gostaria de pensar que nós professores poderíamos mudar o mundo. 
           Mas, na maioria das vezes, o professor tem uma carga horária excessiva e não consegue organizar o seu tempo para participar dos fóruns legítimos de decisões e encaminhamentos de propostas educacionais.    
          Imagine se o governo resolvesse nos pagar bem, diminuísse nossa carga horária e investisse na formação continuada em serviço etc. Mas, continuássemos a receber estudantes em situações de alta vulnerabilidade social...Pouco poderíamos fazer a não ser que o professor se envolvesse com as ações políticas do município e do Brasil como um todo. Entendo que isso é nossa função e sempre procurei fazer esse papel.
          Gostaria de pensar que todas as crianças que passam pela escola poderiam ter como viver sua cidadania plenamente.Entretanto, existem situações que precisam ser resolvidas pelo âmbito da política pública: a proletarização do trabalho docente, a falta de saneamento básico, a desnutrição, o desemprego, o acesso a moradia e à saúde etc.
Os desafios são grandes, mas as possibilidades também!
 Um beijão!
Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende