Disciplina: Educação do Corpo e do Movimento/Cuso de Pedagogia/CEAD/UFOP
6ª AÇAO DE ATIVIDADE DO WEBFÓLIO
OBSERVAÇÃO DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
(ENSINO FUNDAMENTAL)
OU ENTREVISTA COM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA (ENSINO FUNDAMENTAL)
Orientações na videoula (click no link abaixo)
A) Roteiro para orientar sua observação ou para condução de uma entrevista com professor/a de Educação Física:
1. Quais conteúdos da Educação Físicas são trabalhados na escola? ( Você deve responder com base nas observações que vem fazendo durante seu estágio curricular)
2. Como são trabalhados esses conteúdos da Educação Física?
3. Como a Educação Física vem participando da educação do corpo na escola?
4. Que possibilidades ela pode oferecer para a formação das crianças, que se expressa também na educação dos corpos?
B) Faça um texto reflexivo usando os seguintes referenciais teóricos (unidade 4):
Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão (prof. Tarcisio Mauro Vago)
Proposições Curriculares do Ensino Fundamental. 1º e 2º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte
o Parâmetros Curriculares de Educação Física
C) Autoavaliação formativa da observação e/ou da entrevista
D) Formatação do texto (trabalho)
Você tem a liberdade de escolher o formato do seu texto.
Sugiro que o texto tenha no máximo duas páginas.
CONTEÚDO
Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão
As práticas corporais como linguagem
PCN de Educação Física
Proposições curriculares da Educação Física no 1o ciclo (PBH)
Proposições curriculares da Educação Física no 2o ciclo (PBH)
BIBLIOGRAFIA
VAGO, T.M. Educação física e a cultura escolar: notas de reflexão.
Bibliografia complementar
BRANDÃO, M. G. C. Educação Corporal voltada para a Qualidade de Vida. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo6 – v. 2 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23-48.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol1.html#1> Acesso em 18 de jul. 2010.
NUNES PINTO, Rubia-Mar. O papel dos professores na educação do corporalidade: elementos da prática pedagógica e indicadores de mudança. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica.
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. Anais do XV ENDIPE: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, 2010.
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Projeto “Eu Sou da Paz” Jornal HW notícias, Belo Horizonte, dez/2010
REZENDE. Márcia Ambrósio Rodrigues. Fotografando cenas docentes: um olhar de dentro e de fora. VIII SIMPOEDUFOP.ICHS. Departamento de Educação. MARIANA, MG, maio/2011