sexta-feira, 8 de março de 2013

Vida de professor/a

VIDA DE PROFESSOR/A
TRAJETÓRIA DE FEITOS E PRESTÍGIOS...
ENCANTAMENTO E DESCANTAMENTO...
IDENTIDADE

Nós temos uma fisiologia dependente do AMOR. E isso se nota em como altera a fisiologia que interfere no AMOR. Notam-se que as patologias que surgem das interferência com o amor, que são as neuroses, as alterações psicomotoras, os distúrbios de convivência, corrigem-se com o restabelecimento do amor com domínio de ações que constitui o outro como legítimo outro na convivência ( MATURANA, 1999, p. 47). 
Segue o link onde gravei uma videoaula para contar para os meus alunos/as e  amigos/as sobre minha licença médica para reconstrução do ligamento cruzado anterior.
 Link:
VIDA DE EDUCADOR(Márcia Ambrósio)
RECONHECIMENTO
AFETO
PRODUÇÕES
ALEGRIAS...
CONTENTAMENTOS
HUMANIDADE
NOUTRO GIRO:
MAL-ESTAR
SÍNDROME DE BURNOUT: UMA DOENÇA DOCENTE
CAMPO DISSEMINADO DE MAL-ESTARES
SOFRIMENTO
QUEM CUIDA DO EUCADOR?
CONTINUE ESTA TESSITURA DA VIDA DOCENTE...

Roteiro de observação ou entrevista com um/a professor/a de Educação Física

Disciplina: Educação do Corpo e do Movimento/Cuso de Pedagogia/CEAD/UFOP
Professora: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende
6ª AÇAO DE ATIVIDADE DO WEBFÓLIO
OBSERVAÇÃO DE UMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
(ENSINO FUNDAMENTAL)
OU ENTREVISTA COM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA (ENSINO FUNDAMENTAL)
Orientações na videoula (click no link abaixo)

A) Roteiro para orientar sua observação ou para condução de uma entrevista com professor/a de Educação Física:

1.      Quais conteúdos  da Educação Físicas são trabalhados na escola? ( Você deve responder com base nas observações que vem fazendo durante seu estágio curricular)
2.      Como são trabalhados esses conteúdos da Educação Física?
3.      Como a Educação Física vem participando da educação do corpo na escola?
4.      Que possibilidades ela pode oferecer para a formação das crianças, que se expressa também na educação dos corpos?
 B) Faça  um texto reflexivo  usando os seguintes  referenciais teóricos (unidade 4):
 Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão (prof. Tarcisio Mauro Vago)
  • As práticas corporais como linguagem (Centro de Referência Virtual do Professor)
Proposições Curriculares do Ensino Fundamental. 1º e 2º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte
    o    Parâmetros Curriculares de Educação Física
C) Autoavaliação formativa da observação  e/ou da entrevista
D) Formatação do texto (trabalho)
*      Você tem a liberdade de escolher o formato do seu texto.
*      Sugiro que o texto tenha no máximo duas páginas.
CONTEÚDO 
Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão
As práticas corporais como linguagem
PCN de Educação Física
Proposições curriculares da Educação Física no 1o ciclo (PBH)
Proposições curriculares da Educação Física no 2o ciclo (PBH)
BIBLIOGRAFIA
VAGO, T.M. Educação física e a cultura escolar: notas de reflexão.
Disponível em: < http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_6.PDF> Acesso em 14.08.2011.
CENTRO VIRTUAL DO PROFESSOR.SEE/MG. As práticas corporais como linguagem. Disponível em:< <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/ed_%20fisica_ef/cap_praticas.htm> Acesso em 18.08.2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 1º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_1_ciclo.pdf > Acesso em: 20.08.2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 2º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: <<http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_2_ciclo.pdf> Acesso em: 20.08.2011
Bibliografia complementar
ARAÚJO, J. N. G. Os afetos e o fazer escolar. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31845&tipo=ob&cp=000000&cb=> Acesso em 15.08. 2011
________: Um Outro Olhar Sobre a (in)Disciplina. Disponível em:  http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31847&tipo=ob&cp=000000&cb=  Acesso em 16.08.2011.
BRANDÃO, M. G. C. Educação Corporal voltada para a Qualidade de Vida. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo6 – v. 2 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23-48.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol1.html#1> Acesso em 18 de jul. 2010.
NUNES PINTO, Rubia-Mar. O papel dos professores na educação do corporalidade: elementos da prática pedagógica e indicadores de mudança. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica.
Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 3)
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. Anais do XV ENDIPE: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, 2010.
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Projeto “Eu Sou da Paz” Jornal HW notícias, Belo Horizonte, dez/2010
REZENDE. Márcia Ambrósio Rodrigues. Fotografando cenas docentes: um olhar de dentro e de fora. VIII SIMPOEDUFOP.ICHS. Departamento de Educação. MARIANA, MG, maio/2011

quinta-feira, 7 de março de 2013

OBSERVAÇÃO DOS CORPOS DAS CRIANÇAS NA ESCOLA

OBSERVAÇÃO DOS CORPOS DAS CRIANÇAS  NA ESCOLA


ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:
A) Observe as crianças na chegada e saída de escola, ao longo das aulas e no recreio e analise seus corpos. 
 *      Eles são negros, brancos, mulatos?
 *      Qual a textura e cor de seus cabelos?
 *      Quanto medem e quanto pesam? (se ao observar percebem que as crianças estão abaixo ou acima do peso etc).
 *      Como vestem?
 *      Que adornos usam?
 *      Como  se comunicam com seus colegas?
 *      Como brincam?
 *      Que espaços utilizam?
 *      Como se movimentam?
 *      Como carregam o material escolar?
 B) O que concluiu desta observação? (Questões para orientar suas reflexões):
 *      o que é um corpo educado?
 *      Que estratégias têm sido adotadas na escola que conformam diferentes maneiras de educação dos corpos das crianças?
 *      Como as crianças reagem a elas?
 *      Como as crianças ocupam os tempos e os espaços da escola para suas práticas corporais? Como a escola reage a elas?
C) Faça um texto reflexivo, usando como referencial teórico os dois textos da Professora Eustáquia Salvadora Sousa – Educação dos corpos na Escola e Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física.
D) Autoavaliação formativa da observação.
E) Formatação do texto (trabalho)V
Você tem a liberdade de escolher o formato do seu texto.
Sugiro que o texto tenha no máximo duas páginas.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICAS PARA REALIZAR SUA OBSERVAÇÃO
O que observar?
Como registrar?
1.      FAÇA SUAS NOTAS DE CAMPO/DESCRITIVA
2.      FAÇA SUAS NOTAS DE CAMPO/REFLEXIVA (Veja orientações no quadro abaixo)
1 - Roteiro para anotações escritas[1]
Data da observação­­­­­­: ________________________________
Pesquisadora/estudante: ____________________________
Número de estudantes observados:__________________
NOTAS DE CAMPO/DESCRITIVA
NOTAS PESSOAIS/REFLEXIVA
ü  Descrição dos sujeitos
ü  Reconstrução de diálogos
ü  Descrição de locais
ü  Descrição de eventos especiais
ü  Descrição de atividade
ü  Os comportamentos dos observados
ü  Reflexões analíticas
ü  Reflexões metodológicas
ü  Dilemas éticos e conflitos
ü  Esclarecimentos necessários
  •  roteiro de observação não-estruturado (livre)

[1] Roteiro de observação sugerido pela Professora Jane Maland Candy, no curso de “Métodos Qualitativos na Avaliação Educacional em abril de 2001” (REZENDE, 2004/2010).
CONTEÚDO/BIBLIOGRAFIA
 Unidade 1: Conteúdos
 O corpo na sociedade globalizada
Corpo, indivíduo e sociedade: a formação de "estatuas pensantes"
 Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação
 O corpo digital como corpo duplo: a tecnologia purificando as formas
 O corpo digital como corpo duplo: a tecnologia purificando as formas
 Unidade 1 - Bibliografia
 Acesso em 03.06.2011
NUNES PINTO, Rubia-Mar. Corpo, indivíduo e sociedade: a formação de “estátuas pensantes”. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica. Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 1)
 REZENDE, Renata. O corpo digital como corpo duplo: a tecnologia purificando as formas
Disponível em: < http://www.moodle.ufop.br/file.php/3917/O_corpo_digital_como_corpo_duplo_-_tecnologia_purificando_as_formas.pdf > Acesso em: 07.08.2011
 Unidade 2: Conteúdos
 Pedagogia dos corpo e do gesto: instrumentos conceituais das escolarização do corpo
 Meninos e meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física
O corpo na escola (Salto para o futuro)
Unidade 2 - Bibliografia
 SOUSA,E.S.; ALTMANN, H.  Meninos e meninas: Expectativas corporais e implicações na educação física escolar. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3917/Meninas_e_meninos._implicacoes_na_Ed.Fis.escolar.pdf > Acesso em: 10.08.2011.
 SOUSA, Eustáquia Salvadora de.  Educação dos corpos na escola. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo 6 – v. 3 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23 a 50.
 FONTANA,  R. C. O Corpo aprendiz. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=29771&tipo=ob&cp=000000&cb= > Acesso em 12.08.2011
 REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010
 NUNES PINTO, Rubia-Mar. PEDAGOGIAS DO CORPO E DO GESTO: OS INSTRUMENTOS CONCEITUAIS DA ESCOLARIZAÇÃO DO CORPO. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica. Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 2)
 TIBIBA, L.  O corpo na escola. Disponível em: <http://www.moodle.ufop.br/file.php/3917/o_corpo_na_escola.pdf> Acesso em 10.08.2011
  Unidade 3: Conteúdos
 Educação Física e a cultura escolar: notas de reflexão
As práticas corporais como linguagem
 PCN de Educação Física
Proposições curriculares da Educação Física no 1o ciclo (PBH)
 Proposições curriculares da Educação Física no 2o ciclo (PBH)
 Unidade 3 - Bibliografia
VAGO, T.M. Educação física e a cultura escolar: notas de reflexão.
 Disponível em: < http://www.fae.ufmg.br/endipe/livros/Livro_6.PDF> Acesso em 14.08.2011.
 CENTRO VIRTUAL DO PROFESSOR.SEE/MG. As práticas corporais como linguagem. Disponível em:< <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/minicursos/ed_%20fisica_ef/cap_praticas.htm> Acesso em 18.08.2011
 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 1º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_1_ciclo.pdf > Acesso em: 20.08.2011
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. PBH. Proposições curriculares. Ensino Fundamental. 2º ciclo. Rede Municipal de Belo Horizonte. Disponível em: <<http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/ecp/files.do?evento=download&urlArqPlc=proposicoes_2_ciclo.pdf> Acesso em: 20.08.2011
Bibliografia complementar 
ARAÚJO, J. N. G. Os afetos e o fazer escolar. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31845&tipo=ob&cp=000000&cb=> Acesso em 15.08. 2011
 ________: Um Outro Olhar Sobre a (in)Disciplina. Disponível em:  http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.asp?id_projeto=27&ID_OBJETO=31847&tipo=ob&cp=000000&cb=  Acesso em 16.08.2011.
 BRANDÃO, M. G. C. Educação Corporal voltada para a Qualidade de Vida. SALGADO, M. U. C.; MIRANDA, G. V. de (Org.). Veredas – Formação superior de professores: módulo6 – v. 2 / SEE-MG. Belo Horizonte: SEE – MG, 2004, p.23-48.
 DEPARTAMENTO DE MEDICINA E PSIQUIATRIA LEGAL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Versão em português dos instrumentos de avaliação de qualidade de vida (WHOQOL) 1998. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol1.html#1> Acesso em 18 de jul. 2010.
 NUNES PINTO, Rubia-Mar. O papel dos professores na educação do corporalidade: elementos da prática pedagógica e indicadores de mudança. In: NUNES PINTO, Rubia-Mar. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica.
Disponível em:< http://www.ced.ufsc.br/~nee0a6/rmar.pdf> Acesso em: 03.08.2011 (capítulo 3)
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discente. Anais do XV ENDIPE: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte, 2010.
 REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Educação física na Escola Municipal Hugo Werneck: uma explosão de alegria e conhecimento. Jornal HW notícias, Belo Horizonte, set/2010
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues. Projeto “Eu Sou da Paz” Jornal HW notícias, Belo Horizonte, dez/2010
REZENDE. Márcia Ambrósio Rodrigues. Fotografando cenas docentes: um olhar de dentro e de fora. VIII SIMPOEDUFOP.ICHS. Departamento de Educação. MARIANA, MG, maio/2011

segunda-feira, 4 de março de 2013

A menina e a moringa (com Bia Bedran)

A menina e moringa
Uma fábula de La Fantaine, adaptada por Bia Bedran. Ficou demais! Dá uma bela aula. Aproveitam e usem as tecnologias como ferramenta para a contação de histórias na sala de aula. Depois façam uma reconstrução  da história por meio de diferentes linguagens com os estudantes! Divirtam-se! 
http://www.youtube.com/watch?v=uc1QJZrU8zE&feature=youtu.be

Programa "Roda de conversas" (Rede Minas/Magistra-SEE)

Programa "Roda de conversas" - Rede Minas /Magistra(SEE)
Gravação do programa da Rede Minas: "Roda de Conversas" com as Professoras doutoras convidadas: Cláudia Fernandes - UNIRIO (2ª da esquerda para direita), Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende – Centro de Educação Aberta e a Distância/Universidade Federal de Ouro Preto (3ª da esquerda para direita) e Cláudia Santa Rosa - Professora Adjunta/RN (4ª da esquerda para direita). Edna Borges (1ª da esquerda para direita - Magistra e Ângela Dalben (5ª  à direita).
O “Roda de Conversa” é uma das ações da Escola de Formação do Estado – MAGISTRA.
Tema do debate
A organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula:  formação em ciclos, escolas multiseriadas, seriação, novas formas de organização escolar.
Espero que gostem e compartilhem!
1ª parte do programa:
2ª parte do programa:
3ª parte do programa:
Um abraço afetuoso!
Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende