Título: A LEITURA, A ESCRITA E O PORTFÓLIO: SONHOS,
ENCANTOS, POSSIBILIDADES, CONHECIMENTOS E CRIATIVIDADE
Professora-ministrante: MÁRCIA
AMBRÓSIO RODRIGUES REZENDE
|
|
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE
OURO PRETO
|
|
E-mail de contato: marciaambrosio@oi.com.br
|
Telefones: (31)9115 8940 ou (31)
3559 1915
|
Ementa:
1. O uso do portfólio de
aprendizagem no processo educativo da leitura;
2. O uso do portfólio demonstrativo como meio
de expressão do conhecimento aprendido na biblioteca;
3. Leitura e Portfólio: O
uso das múltiplas linguagens e da autoavaliação para produção de
aprendizagens significativas na biblioteca.
|
|
Metodologia:
1. Roda de conversa orientada
2. Debate sobre o tema com os/as professores/as
presentes;
3. Produção de portfólio
3. Avaliação do encontro
|
|
Referências
Recomendadas:
KLEIMAN,
Ângela. Texto e leitor: aspectos
cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes,2000.
KLEIMAN, Ângela, e MORAES, Sílvia E. Leitura
e interdisciplinaridade. Tecendo redes nos projetos da escola.
Campinas, SP: Mercado de Letras. 3ª. Edição, 2003.
REZENDE,
Márcia Ambrósio Rodrigues. A relação pedagógica e a avaliação no
espelho do portfólio: memórias docente e discentes. 2010.
TEIXEIRA, Vera de Aguiar.
Leitura em crise na escola:
Alternativas do professor.
2º ed. Porto Alegre RS, 1982.
|
|
LIVROS USADOS PARA OFICINA
1. O Cabelo de Lelê
2. Tudo pode ser diferente
3. Diversidade
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio