sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Minicurso: Título: A LEITURA, A ESCRITA E O PORTFÓLIO: SONHOS, ENCANTOS, POSSIBILIDADES, CONHECIMENTOS E CRIATIVIDADE


Título: A LEITURA, A ESCRITA E O PORTFÓLIO: SONHOS, ENCANTOS, POSSIBILIDADES, CONHECIMENTOS E CRIATIVIDADE

 Minicurso:

Professora-ministrante: MÁRCIA AMBRÓSIO RODRIGUES REZENDE
Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
E-mail de contato: marciaambrosio@oi.com.br
Telefones: (31)9115 8940 ou (31) 3559 1915
Ementa:
1.  O uso do portfólio de aprendizagem no processo educativo da leitura;
2.  O uso do portfólio demonstrativo como meio de expressão do conhecimento aprendido na biblioteca;
3. Leitura e Portfólio: O uso das múltiplas linguagens e da autoavaliação para  produção de aprendizagens significativas na biblioteca.
Metodologia:
1. Roda de conversa orientada
2. Debate sobre o tema com os/as professores/as presentes;
3. Produção de portfólio
3. Avaliação do encontro
Referências Recomendadas:
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes,2000.
KLEIMAN, Ângela, e MORAES, Sílvia E. Leitura e interdisciplinaridade. Tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado de Letras. 3ª. Edição, 2003.
REZENDE, Márcia Ambrósio Rodrigues.  A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docente e discentes. 2010. 278f. Tese (Doutorado em Educação) –Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte.
TEIXEIRA, Vera de Aguiar. Leitura em crise na escola:  Alternativas do professor. 2º ed. Porto Alegre RS, 1982.
LIVROS USADOS PARA OFICINA
1. O Cabelo de Lelê
2. Tudo pode ser diferente
3. Diversidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, bem-vindo/a ao meu blog. Vamos conversar sobre aprendizagens significativas?
Professora Márcia Ambrósio