sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

DICA 3 - PROJETO INTERDISCIPLINAR - ESTÁGIO CURRICULAR

DICA 3 - PROJETO INTERDISCIPLINAR - ESTÁGIO CURRICULAR

Autora do projeto: Elaine Rodrigues Moreira Sirot

Professora Orientadora: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

Escola: Centro De Educação Infantil Bom Começo

SÉRIE: 1º período – Educação Infantil

LOCAL: Curvelo/MG

NÚMERO DE ALUNOS: 17

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:  Linguagem oral e escrita, Natureza e Sociedade, Matemática e Música.

Curso: Pedagogia UAB/UFMG - Polo de Corinto

DURAÇÃO: 04 dias                               

Tudo bem ser diferente

JUSTIFICATIVA

A  professora Juliana está trabalhando com o projeto “Identidade”, tendo como referência o livro “Tudo bem ser diferente” de Todd Parr. Para dar continuidade ao seu trabalho e enriquecê-lo, a partir do interesse das crianças pela história e pelos bonecos que foram montados, vi na releitura do livro, uma oportunidade divertida de conversar com as crianças a respeito das diferenças existentes no mundo e de levá-las a pensar sobre o quanto cada um é especial à sua própria maneira.

OBJETIVOS

Ao final do projeto, as crianças deverão ser capazes de:

- Participar ativamente de atividades orais, para interagir e expressar necessidades e sentimentos;

- Compreender, valorizar e respeitar as  diferenças;

- Identificar diferenças de seu próprio corpo e  de seus colegas;

-Aprender a expressar suas ideias e opiniões respeitando as ideias e opiniões dos outros; 

- Identificar as cores: azul, vermelho, verde, amarelo, preta e branca;

- Reconhecer numerais de 1 a 5 e relacionar quantidades equivalentes;

- Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de interpretações musicais;

- Participar da apresentação do vídeo acompanhando o ritmo da música com gestos e movimentos corporais.

 PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

1º dia:

                Rodinha de conversa na área de entrada da escola sobre o livro “ Tudo bem ser diferente”, que foi lido pela professora da turma, ao iniciar o projeto Identidade.  Iniciar com a pergunta:  Vocês gostaram do livro que a professora Juliana está trabalhando com vocês? Qual é mesmo o título do livro? Quem sabe me contar    a história que ela leu?  Que parte da história  vocês mais gostaram? (deixar que cada um se manifeste espontaneamente, orientando a aguardar a vez de falar). Por quê? Quem gostaria de me contar o que já aprendeu com a história do livro?

Vamos entrar para a sala, que eu tenho uma aula diferente: vamos recordar a história do livro através de um vídeo, em que  vocês vão poder ver bem melhor as ilustrações e o texto escrito onde conta a história. Falar sobre o data show, e sua utilidade.

Vamos assistir e participar com muita atenção, ok?

Apresentação do livro em slides no Data show, incentivando as crianças a participarem lendo a história junto comigo, enquanto vou apontando onde está escrito a parte em  que estamos lendo.

Fazer novamente a apresentação, fazendo  perguntas sobre cada página:  quem sabe me dizer o que está contando esta parte da história? ( Vamos falar um de cada vez, para que todos possam ouvir.)

 – Vocês observaram como o livro é bem colorido? Vamos identificar as cores que aparecem nos desenhos? ( - que cor é : o rosto deste menino, o cabelo, a roupa, os dentes? Que cor é o coelho, a orelha dele e o elefante?  E as zebrinhas? Quantas zebrinhas tem na gravura? Que cor é a cadeira de rodas do menino e sua pele? Que cor é o laço na cabeça da menina?

_ Agora vamos observar as quantidades : Quantas mães tem na página das mães diferentes? Quantos pais? Ao todo, juntando as mães e os pais, quantos são? Que outra gravura tem a mesma quantidade que nesta página?

Vamos ler de novo a história?( Fazer outra apresentação deixando que as crianças tentem ler o que está escrito em cada página, apontando as letras).

_ Precisamos escolher três palavras do livro para escrever. Vamos pensar em palavras que vocês consideram  importantes nesta história. 

Anotar no quadro as palavras  a medida que as crianças forem falando,  marcando com um risco as palavras repetidas. Escolher as mais citadas, escrevendo-as com letra maior e apagar as outras. Explorar as letras iniciais e finais de cada palavra, quantidade de letras de cada uma e as demais letras.

Entregar uma folha para cada um ilustrar a parte que mais gostou. Deixar livre o colorido, para que cada um se manifeste nas cores da pele, cabelo, roupa, etc.

2º dia:

Rodinha de conversa sobre a aula anterior, o que foi bom e o que não foi, o que aprenderam. Incentivar as crianças a participarem da discussão de forma ativa.

 - Vamos ver e ouvir mais um vídeo no data show. Temos um clip da musica “Voce é especial”, da cantora Aline Barros. Alguém conhece esta musica? É uma música linda, que fala também das diferenças que cada um tem e que cada um é especial. A cantora se chama Aline Barros. Vamos assistir e cantar?

Apresentar o vídeo uma vez, enquanto as crianças observam os gestos e acompanham o ritmo da música com o corpo.

Vocês observaram que enquanto ela canta, aparecem algumas letras abaixo no vídeo, o que será isso? Muito bem, é a letra da música. Está escrito o que ela está cantando.  Repetir a apresentação para que as crianças consigam cantar pelo menos  o refrão da música.

Você É Especial


Você é especial, não existe outro igual
Deus criou você assim, diferente de mim (2 vezes)

O seu cabelo, a cor da sua pele, o tamanho do pé
Altura, peso, medidas, braço, perna e barriga
Bem assim como é...

Você foi criado, foi separado
Pra servir a Deus do jeito que você é...
Insubstituível. Você é incrível! Só precisa Ter fé.
Por isso, um apelido não será ouvido se ele for uma
gozação,
Mas será atendido se for um carinho do seu coração
Você é especial, não existe outro igual
Deus criou você assim, diferente de mim...
O seu nariz, boca, sobrancelha, queixo, testa e
orelha
A cor dos seus olhos, Ele não ensaiou, tudo fez de
primeira

Você foi criado, foi separado,
Pra servir a Deus do jeito que você é...
Insubstituível. Você é incrível! Só precisa Ter fé.
Por isso, um apelido não será ouvido se ele for uma
gozação,
Mas será atendido se for um carinho do seu coração


3º dia

Matemática

Atividade envolvendo números:

Eu já percebi que vocês estão craques nos numerais e por isto, trouxe uma atividade legal, acho que todos vão conseguir fazer tudo sozinhos.

Entregar a folha com a atividade e ir em todos os grupos observando o desenvolvimento da atividade e tirando dúvidas dos alunos.

 4º dia

Jogo da Memória 

Conversar com as crianças sobre o jogo da memória, explicar  a importância de memorizar o lugar onde estão as cartas iguais, por isso precisamos prestar atenção enquanto as cartas estão viradas para cima.
Ao iniciar o jogo, colocar as cartas viradas para cima para que as crianças possam ver as figuras, esperar um tempo ( 1 minuto), e virar as cartas. Cada jogador pode virar apenas dois cartões, mas ao acertar o par, pode repetir a jogada.        Os jogadores devem tentar se lembrar das imagens que eles viram ao virar os cartões, e a posição destas imagens.

Organizar a classe em grupos de 4 crianças.

1. Escolha do local para o jogo. Sala de aula ou mesas do refeitório? (deixar a escolha para as crianças).

2. Os jogadores decidem a ordem em que vão jogar e quem vai iniciar o jogo.

3. Colocar as cartas na mesa, cartas para cima, alunos observam por um minuto e viram as cartas para baixo.

4. Ao terminar as cartas, contar quantos pares cada um formou, quantas cartas ao todo, explorando mais e menos.

5. Se as crianças se manifestarem,  deixar que continuem por mais uma rodada.

6. Avaliar.

AVALIAÇÃO

A avaliação será durante todo o processo, observando a participação das crianças em sua oralidade, expressões e relacionamentos com os colegas, durante as aulas e  durante o jogo. Observar também em brincadeiras e falas, se  as crianças aceitam bem a diversidade e se todos valorizam as diferenças e experiências de cada um.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Nos primeiros dias de estágio, apresentei o plano de ensino á professora Juliana e conversei sobre a disponibilidade de desenvolver as sequencias didaticas para a turma. Ela me apresentou os conteudos já trabalhados, ressaltando a importancia da consolidação, porém, me deixou livre para elaborar o projeto, que deveria ser apresentado á supervisora da escola para aprovação.  De posse do conteudo a ser trabalhado e já com um pouco de conhecimento da linha de trabalho da escola,  escrevi o projeto, dando continuidade ao trabalho da professora. O tempo liberado para eu desenvolver as atividades era limitado, por isso não foi possivel a participação da turma na elaboração do mesmo. O tema foi escolhido pelo interessse dos alunos no projeto que a professora estava finalizando. Apresentei o projeto escrito para a professora, que opinou sobre alguns itens, fiz as alteraçoes necessarias e apresentei novamente a Juliana e a supervisora que autorizaram o desenvolvimento do projeto.

1º dia

No dia combinado, levei o notbook e o data show para a escola. Como eu precisava ligar os aparelhos na sala de aula, Juliana foi para o pátio com os alunos, logo no início da aula.

Depois, convidei os alunos para uma conversa em rodinha, na área de entrada da escola. Juliana já havia conversado com eles sobre o fato de eu dar algumas aulas na turma. Conversamos sobre as diversidades. As crianças falaram da importancia do respeito ao outro, mesmo que ele tivesse alguma diferença como cor da pele, cabelos, corpo. Perguntei sobre o assunto do livro “Tudo bem ser diferente” e pedi que falassem se imaginavam por qual motivo o autor, _ como é mesmo o nome dele? – Toddy! _ Isso mesmo, por que o Toddy  escreveu  esta história.

_Eu acho que é porque ele gosta de criança... (Lucas)
_Eu acho que ele não gosta de ver ninguém triste... (André)

_Eu acho que é porque ele viu um menino brigando com o outro... (Laura)
_Eu acho também que ele viu o menino brigando... (Júlia)

_É porque tem gente que é diferente... (Matheus)

_É, tem gente que é magro, tem gente que é gordo, tem gente que gosta de cachorro, tem gente que não gosta... (Lucas)
_Tem gente que usa óculos, tem gente que não usa... ( Carolina)

_O cabelo é diferente também... (José)

Falei que estavam certos, e que, além de tudo isso que eles falaram, ele também já deveria ter visto muitas crianças ou adultos serem excluídos por serem diferentes.

Tudo bem, agora vamos entrar pra sala. Vamos ver a história outra vez, mas de um jeito diferente. É um video. As imagens serão refletidas na parede, bem grandes, para que voces possam ver melhor.

Ao entrarem na sala, as crianças ficaram encantadas com a imagem refletida na parede e curiosas para conhecer o aparelho. Expliquei como o data show funcionava, desliguei e liguei novamente para mostrar o foco de luz e comecei a apresentação.

Após a primeira apresentação, nem precisei anunciar que iria repetir. O pedido veio em coro _ Passa de novo! Na segunda apresentação, “lemos” juntos a história que já sabiam “ler”, até pelas gravuras. Pausei em cada página,  enquanto fazia perguntas sobre o texto, explorava letras, cores e quantidades. Na terceira apresentação, a leitura foi ainda melhor.

Desliguei o notebook e alguns alunos perceberam a sombra refletida na parede quando passavam na frente da luz.  Levantaram-se e ficaram em frente ao foco de  luz para ver sua imagem refletida pela sombra.  Foi um improviso legal. Aproveitei para fazermos a comparação das diferenças de cada um através das sombras. Cabelos curtos, longos, cacheados, lisos, pequenos, grandes, tudo isto foi observado simplesmente pela sombra. Descobriram também como faziam para a sombra ficar maior ou menor.

_Pronto, agora vamos desligar. Agora quero ouvir de cada um, a parte da história que mais gostou.

Deixei que falassem e entreguei uma folha para ilustrarem.

_Vamos conversar mais um pouco? O que voces aprenderam com esta história?

_Que não tem problema ser diferente. Que que tem ser de outra cor? Que que tem acabar a  atividade por último? Que que tem ser pequeno? Ou grande? Ou azul?

Muitos respondiam com frases do livro: _Tudo bem ser... .

_Estou encantada com voces! Quanta coisa coisa importante voces falaram ( aprenderam)! Vamos escolher tres palavras do livro para escrever. As mais citadas foram : DIFERENTE, ESPECIAL, AMIGOS. Escrevi as palavras no quadro, pedi leitura, explorei letras iniciais, finais, letras que formam cada palavra, quantidade de letras, qual palavra tem mais, qual tem menos, quantas letras tem cada palavra.

2º dia

Rodinha de conversa avaliando a aula anterior, oportunizando as crianças a falarem o que foi bom, o que não foi, o que poderia ter feito para ser melhor... Apresentação do clip da música “Voce é especial”, de Aline Barros. As crianças dançam e tentam cantar, acompanhado a múscica. Faço a leitura da letra após a apresentaçao e repito o clip.

3º dia

Iniciamos a aula conversando na sala de aula sobre o livro e a música. cantamos outra vez a música “Voce é especial”, depois fizemos as atividades de matemática na folha.

4º dia

Após conversarmos sobre o jogo da memória e as regras, as crianças preferiram jogar nas mesas do  refeitório. Organizamos em grupos de quatro, entreguei um jogo com 12 peças para cada grupo e iniciamos o jogo. Passei de grupo em grupo orientando os alunos que não estavam sabendo como jogar. Tres rodadas e encerramos.

 

Na sala de aula, fizemos a auto avaliação, a avaliação do jogo e das sequencias didaticas que eu planejei e apliquei. Agradeci pela oportunidade de trabalhar com eles, parabenizei pelo comportamento e desempenho.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mais uma vez, relato o quanto é gratificante a experiencia do estágio. A aprendizagem no campus é fundamental para a prática docente. Nesta etapa, ao elaborar e desenvolver o projeto interdisciplinar, percebi a importancia do educador planejar para atuar como mediador, compartilhando seus conhecimentos com os alunos e permitindo que exponham sua opinião. Conforme ALVAREZ LEITE, (2003), saber formular perguntas é uma competencia tao importante para a atividade de professor como a de ajudar os alunos a encontrarem as respostas. A interdisciplinaridade do projeto facilitou esta competencia e eu pude conduzir as aulas com segurança, sem me preocupar com o quantitativo. Consegui explorar o livro, envolvendo reconto, alfabetização e letramento, linguagem oral e escrita, conceitos matemáticos, diversidade cultural, respeito ás diferenças e muito mais. Tenho certeza de que muita coisa ficou e que a porta continua aberta para discussões posteriores e novas aprendizagens. As crianças do 1º período, com certeza,  acreditam que é normal ser dessa ou daquela maneira, sentir-se de tal ou tal modo, agir dessa ou daquela maneira, sem medo, sem culpa. 

ANEXOS

Atividades de matemática

Ligue o numeral à quantidade correta:

              so 3.   

1  22      2       3       4                2                                                       4                                             3                                                                            1                       

 

 

 

 

 

 

Jogo da memória

                                                    

                                                                                                     

 

                                  

 

 

 

                               

 

Site: SLIDES DE LIVRO "TUDO BEM SER DIFERENTE"

http://www.slideshare.net/ninamarya/tudo-bem-ser-diferente

Video You Tube "TUDO BEM SER DIFERENTE"

http://www.youtube.com/watch?v=ydi5Y5oToH4

Blog da Professora Mellissa "TUDO BEM SER DIFERENTE"

http://professoramelissa.blogspot.com.br/2012/02/projetotudo-bem-ser-diferente.html

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Professora Márcia Ambrósio